fbpx

Arquivos Mensais: outubro 2012

23 10, 2012

Iniciação Sexual

2012-10-23T21:03:57+00:00

No programa MegaSucesso desta terças-feira, no quadro Mediando com Suely Buriasco. ela respondeu a seguinte pergunta: “Minha filha tem 15 anos e já namora há dois. Tenho percebido que ela e o namorado estão cada vez mais próximos. Tenho receio que eles transem, acho os dois muito novos. Não sei como abordar o assunto com ela. O que eu faço Suely?”
Assista a resposta neste link.

Mega Sucesso vai ao ar às terças-feiras, á partir das 11hs, pela TV ABCD (www.tvabcd.com.br).

Iniciação Sexual2012-10-23T21:03:57+00:00
22 10, 2012

Formalizar ou não uma União?

2012-10-22T18:38:03+00:00

Por Suely Buriasco

O Censo revelou que o número de pessoas que escolheram caminhos diferentes para estabelecer uma união cresceu 30% entre 2000 e 2010. A dúvida sobre formalizar ou não o casamento parece estar crescendo entre os brasileiros.
A questão financeira foi apontada como determinante, pois muitos expuseram que preferiram a união consensual por não poderem, ou não acharem viável arcar com as despesas formais. Também o fator religioso é determinante, já que segundo o IBGE as pessoas que não têm religião optam com maior frequência pelo casamento informal.
Penso que acima de tudo esse índice demonstra que a sociedade como um todo está passando por mudanças significativas e a visão do casamento segue esse ritmo. Em meu livro “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois” dedico um capítulo para a análise da finalidade do casamento. Fiz questão de esclarecer logo no início que por casamento me refiro a toda a união estável com intenção de continuidade, afinal, casamento é muito mais que uma união formal.
Claro que essa é uma decisão muito íntima e só diz respeito ao casal. Algumas pessoas não se importam com formalidades, já para outras elas são essenciais. A diferença de visão das partes pode acarretar decepções quando não sem bem esclarecidas.
Assim, o casal não deve se furtar a conversar sinceramente sobre todos os pontos a serem considerados para dar início a uma vida conjugal, pois, as ideias e sentimentos dos dois deverão ter peso para essa escolha. É importante ressaltar que toda escolha implica em perdas, portanto devem ser muito bem fundamentadas no sentido de evitar arrependimentos. Faz-se necessário que não apenas ouçam um ao outro, mas principalmente, que compreendam os sentimentos de cada um. Chegar a um consenso logo no início, além de garantir a alegria dos dois, pode representar uma forma de estabelecer um código de comportamento no qual o diálogo e o consenso sejam relevantes na relação.
Penso que a formalização primordial de qualquer união seja aquela que é pautada no respeito mútuo, no amor e no desejo de construírem uma vida na qual os dois se sintam felizes e realizados. Como ela será implantada é da vontade de cada um!

Formalizar ou não uma União?2012-10-22T18:38:03+00:00
17 10, 2012

Problemas com a Sogra

2012-10-17T14:18:28+00:00

Toda terça-feira Suely Buriasco está no programa MegaSucesso, da TVABCD, com o quadro “Mediando com Suely Buriasco”, onde ela responde as dúvidas dos telenautas.
Desta vez a pergunta enviada foi: “Por mais que tente, não consigo me dar bem com a minha sogra, o pior é que isso está se refletindo no meu casamento, afinal não posso entender o porque dele não tomar nenhuma atitude. Será que a errada sou eu?”.
O programa MegaSucesso vai ao ar às terças-feiras, ao vivo, das 11hs às 12hs, pela TVABCD, uma webtv.
Para assistir o programa na íntegra é só clicar em http://www.tvabcd.com.br/reprises/mega-sucesso/com-convidados-jose-luis-vasconcellos-maira-zabuscha-de-lima-n-48/

Clique aqui e assista a resposta de Suely Buriasco

 

Problemas com a Sogra2012-10-17T14:18:28+00:00
11 10, 2012

Crianças: Grandes Mestres

2012-10-11T12:53:59+00:00

*Por Suely Buriasco

As crianças têm muito a nos ensinar, principalmente em relação à alegria que se manifesta nelas de maneira natural, sem grandes exigências. Fico imaginando o quanto nossas vidas poderiam ser menos complicadas se mantivéssemos o hábito infantil de nos alegrar pelas pequenas coisas.

Tantas preocupações, tantos compromissos e necessidades transformam, muitas vezes, o adulto em pessoas sisudas, sem tempo para desfrutar as belezas do dia a dia. Crianças se deleitam em dias de sol quando podem brincar fora de casa; mas os dias chuvosos também têm seus encantos como assistir desenho na TV ou simplesmente olhar o efeito da chuva pela janela, sem contar que não há criança que não aprecie um bom banho de chuva!

Você já observou crianças doentes em hospitais? Elas estão sofrendo, sentindo dores e desconfortos, mas basta que alguém lhes dê um motivo qualquer para sorrirem e suas faces se iluminam no prazer de uma simples brincadeira. Crianças têm ânsia por felicidade e nada as detêm nessa busca. Claro que nós adultos temos as nossas responsabilidades multiplicadas e que nem sempre são de fácil execução. O que eu me pergunto é o que nos faz tão exigentes em relação à felicidade. Quando foi que deixamos de nos divertir nos dias ensolarados ou chuvosos? Quando foi que perdemos a prioridade por estar junto a nossos afetos? Quando foi que deixamos de apreciar o final de semana pensando na segunda-feira?

Crianças não se “pré-ocupam”; elas têm grande flexibilidade para transformar dificuldades, pois só lidam com o presente dando prioridade ao que lhes dá contentamento. Penso que se mantivéssemos essas características na vida adulta não nos inquietaríamos tanto com o futuro e nossos dias seriam menos penosos, pois, nos permitindo vivenciar os bons momentos, certamente nossas forças se intensificariam para enfrentarmos os problemas da vida.

Quem sabe uma boa sugestão para comemorarmos o “Dia das Crianças” seja deixar que nossa criança interior se manifeste? Pense bem; há quanto tempo você não ri alto e se lambuza com sorvete? Não joga bola apenas para se distrair ou simplesmente pula corda? Procure se lembrar daquela brincadeira preferida e se permita de novo, não tenha medo de parecer ridículo, você não se importava com isso, lembra?

Nada pode ser tão delicioso do que ser ingenuamente feliz, portanto, felicidades crianças!

 

 

 

Crianças: Grandes Mestres2012-10-11T12:53:59+00:00
WhatsApp chat