fbpx

Arquivos Mensais: dezembro 2012

21 12, 2012

Natal Erudito e Solidário

2012-12-21T15:46:18+00:00

* Por Suely Buriasco

O Projeto Ceia de Natal promovido pela Loja Maçônica Aquidaban Nº4 fez uma perfeita junção de dois aspectos importantes do momento em que vivemos com a proximidade do Natal: a beleza da música erudita e a solidariedade.

O Concerto da Orquestra Philomúsica de Asunción e Coro Espírito Santo, com o regente Maestro Luis Szarán, que aconteceu no dia 15 de dezembro no Centro Internacional de Convenções “Miguel Gomes”, foi um espetáculo de altíssimo nível cultural. Apresentação belíssima com temas que variaram dos clássicos, árias, música popular paraguaia e brasileira, além, claro, de temas natalinos.

O coro formado por 25 componentes e os solistas, emprestou a voz aos acordes realizados por 30 músicos, sob a regência de Szarán. Tudo realmente muito emocionante; certamente ficará marcado na sociedade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero que, aliás, soube prestigiar e valorizar o evento.

Natal tem a ver com música, principalmente as eruditas; com encontro, com sentimento de união e solidariedade. E esses objetivos felizmente foram plenamente alcançados. Quem participou daquela noite especial, além de embalar-se em melodias, colaborou ainda para a doação de cestas de natal para cerca de 500 famílias carentes, com os fundos arrecadados pela venda dos ingressos. Tudo muito condizente com o espírito natalino!

A solidariedade natalina toma conta das pessoas que, sozinhas, com a família, ou em movimentos comunitários, procuram levar um pouco de alegria e conforto para quem sofre com todo tipo de carência. São ações que vão desde a arrecadação e distribuição de alimentos para a população de mais baixa renda, até um gesto de carinho para crianças que sonham com uma família feliz, ou a atenção e apoio para quem sofre em um leito de hospital. Muitas são as pessoas que desenvolvem esse tipo de trabalho, inclusive não se limitando ao período natalino.

Ações, como o projeto maçônico citado, merecem toda a divulgação pela grandeza com que são desenvolvidas. Que possam ser repetidos e sirvam de exemplo para novos movimentos sociais em prol de um Natal mais feliz. Parabéns aos organizadores do Projeto Ceia de Natal!

Com a alma envolvida em lindas melodias, desejo a todos os meus amigos e leitores um Natal de muita alegria, fraternidade e união!
¡Feliz Navidad

Natal Erudito e Solidário2012-12-21T15:46:18+00:00
13 12, 2012

Mediando com Suely Buriasco

2012-12-13T17:21:26+00:00

Quadro Mediando com Suely Buriasco que foi exibido no programa MegaSucesso, que vai ao ar pela TVABCD (www.tvabcd.com.br).
Nesse dia Suely Buriasco respondeu a uma mães que fez o seguinte questionamento:
“Meu filho de 17 anos pegou gosto pela balada. O pior é que ele tem saído com uma turma que bebe álcool demais. Ele não deixa que eu e meu marido o busquemos nesses locais, fico com medo de que algo aconteça. O que fazer?”
Quer assistir o program ao vivo? MegaSucesso vai ao ar às terças-feiras, das 11hs às 12hs.
Para assistir basta acessar o site www.tvabcd.com.br
Envia sua pergunta para Suely Buriasco através do email adriana@souzafranco.com

Mediando com Suely Buriasco2012-12-13T17:21:26+00:00
13 12, 2012

Ansiedade Natalina

2012-12-13T16:35:12+00:00

* Por Suely Buriasco

Impressionante como a aproximação das festas de final de ano desencadeiam conflitos familiares! Parece que todos os problemas da família se juntam e se multiplicam nessa data do ano, levando muitas pessoas a sofrer logo que começam a se deparar com o clima natalino.

Muitas são as lamentações que se intensificam nessa época, mas as que maiores tribulações ocasionam são as referentes a briga entre irmãos ou cunhados, desentendimentos com os sogros e pais separados. O convívio familiar apresenta maior grau de complexidade por corresponder a um maior nível de intimidade. Portanto, até certo ponto os conflitos familiares são normais, o problema é que quando não são bem gerenciados, transformam-se em briga acirrada e se estabelece na família um verdadeiro ringue. Penso que alguns pontos podem ser levantados no sentido de que cada um busque entender seus sentimentos em relação ao que o incomoda, a fim de compreender qual a intensidade da emoção que o poderia privar de estar junto com a família nesse Natal.

Muitas vezes as pessoas acreditam que podem intrometer-se na vida do familiar por gostar dele, por desejar-lhe o melhor. Isso é muito comum nos pais, por exemplo, e quase sempre causa imenso problema com noras e genros. É como se o amor os credenciasse a agir de maneira própria, ignorando o mal estar que causam. Também há as rixas de variadas formas pelas quais uns querem superar os outros nas mínimas coisas, esse é um relacionamento competitivo muito comum entre irmãos e cunhados. Também a competição se evidencia nos casos de pais separados que acabam fazendo com que os filhos desejem “dividir-se em dois” para livrar-se das consequências de escolher com quem estarão nesse Natal. Em todos é possível vislumbrar egoísmo e intolerância que estão sempre muito interligados. Se você sofre dessa ansiedade natalina é bem provável que numa alto-avaliação encontre esses transtornos comportamentais.

O egoísta transforma a alegria de uma festa em obrigação chata e até mesmo insuportável. Os pais, por exemplo, costumam instigar a culpa nos filhos e, às vezes, apercebem-se muito tarde do mal familiar que provocam. O intolerante não consegue ouvir o que as palavras não dizem; se mantém inflexível e não busca harmonizar as situações. É um comportamento comum também entre cunhados, que ainda instigam os irmãos; e entre sogros, noras e genros. Pessoas egoístas e intolerantes não respeitam a individualidade, nem os sentimentos de seus familiares; só não ficam totalmente só por ter algum tipo de poder sobre o grupo.

Para obter-se um novo destino é preciso mudar os caminhos que levam a ele. Uma boa medida para evitar que nesse Natal se repita o que aconteceu no ano passado é mudar a forma de conduzir os preparativos. Assim, buscar ser mais tolerante e compreensivo pode transformar a chatice da festa ou a tristeza da ausência em momentos agradáveis que traduzam mais a essência de amor que a comemoração inspira. Para tanto seja criativo, busque alternativas pacificadoras, negocie situações de forma que as pessoas sintam que seus sentimentos são levados em conta, mas que precisam considerar o sentimento do outro também

Seria ótimo, mas não me refiro à utopia pela qual todos passem a se respeitar e gostar de repente. Falo de buscar o entendimento, de vislumbrar alternativas pacificadoras, de ouvir mais, entendendo e tolerando as diferenças de opinião. Falo de alguém dar esse primeiro passo, iniciar essa aproximação que pode gerar frutos importantes no futuro e, principalmente, terminar com os sofrimentos que se repetem a cada ano.

Dê esse presente para você!

 

Ansiedade Natalina2012-12-13T16:35:12+00:00
3 12, 2012

Suely Buriasco recebe prêmio Mérito Profissional

2012-12-03T15:18:44+00:00

Suely Buriasco recebeu o Prêmio Mérito Profissional na área de comunicação pelo trabalho desenvolvido através de seus livros, artigos, cursos e palestras.
O prêmio é uma iniciativa do Rotary Club PP/PJC “Princesinha dos Ervais”, que todos os anos homenageia profissionais do município de Ponta Porã e de Pedro Juan Caballero.
Os escolhidos foram àqueles que se destacaram por suas qualidades humanas, integridade, dedicação à profissão e comportamento ético.
Confira matéria publicada no Jornal de Notícias de Ponta Porã.

 

 

 

 

Confira também a galeria de fotos.

[nggallery id=22]

Suely Buriasco recebe prêmio Mérito Profissional2012-12-03T15:18:44+00:00
WhatsApp chat