fbpx

Arquivos Mensais: julho 2013

24 07, 2013

Fé, ainda que em si mesmo!

2013-07-24T17:31:32+00:00

A vinda do Papa Francisco ao Brasil para participar da Jornada Mundial da Juventude, evento religioso criado pelo Papa João Paulo II em 1984, me leva a refletir sobre a fé. Reflexão que compartilho com vocês nesse momento.

De acordo com o site Wikipedia, fé é uma palavra com origem no Latim “fides” e que significa fidelidade. Trata-se do acreditar em algo, ou em alguém, sem qualquer tipo de prova ou critério objetivo de verificação. Ter fé é acreditar pela absoluta confiança que depositamos nessa ideia ou fonte de transmissão.

É possível ter fé em uma pessoa, um objetivo, até mesmo uma ideologia ou um pensamento. Para mim a fé é uma grande alavanca de superação.

Ter fé significa que, diante de algum problema – seja ele relativo a saúde, ao dinheiro, aos relacionamentos – não falta a confiança de que tudo vai mudar para melhor.

Por Suely Buriasco

reduz-siteDentro das religiões a fé é a virtude dos que acreditam na existência de uma força maior. Os cristãos têm fé em Jesus Cristo; as religiões de raiz africana cultuam a fé aos orixás. Isso sem falar nos judeus, islâmicos etc. Cada um com a sua fé e a sua maneira de demonstrá-la.

Existem também as pessoas que se denominam ateus, aqueles que rejeitam as divindades ou outros seres sobrenaturais. Eles alegam a falta de evidências empíricas à respeito da existência de Deus.

Mas até mesmo os ateus têm fé, não a fé nas divindades, mas a fé neles mesmos e nos potencial que possuem para vencer.

Portando a fé, ainda que seja apenas em nós mesmos, é de extrema importância para nossas vidas, para nos manter firmes em nosso propósito.

É ela que nos impulsiona a dar o próximo passo, a enfrentar os obstáculos e seguir em frente.

Diante das dificuldades do dia a dia, é preciso acreditar em algo. Acreditar que o amanhã será melhor, que a dificuldade do momento será superada.

Sob o meu ponto de vista, a fé ganha mais força quando está aliada a ação. Acreditar e agir, mudar as situações que nos incomodam é um passo importante em busca de uma vida harmônica. Respeitar as diferenças, entender que o próximo tem o direito a ter a sua fé e a vivê-la da maneira que melhor lhe convém.

Quantas guerras, quantas discussões, quanto sofrimento não seria evitado se pudéssemos respeitar a fé do próximo. Nesse momento os católicos estão em festa. Amanhã podem ser os evangélicos, os kardecistas, os budistas, os islâmicos e até mesmo os ateus. Se soubermos observar e tentarmos aprender algo com a fé do próximo, com certeza seremos seres humanos mais completos e felizes.

Fé, ainda que em si mesmo!2013-07-24T17:31:32+00:00
15 07, 2013

A mudança no perfil masculino

2013-07-15T17:54:51+00:00

sitePor Suely Buriasco

No mês de julho comemora-se no Brasil o Dia dos Homens. Essa data criada com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros. Ocasião propícia também para analisar as mudanças no comportamento masculino nos últimos anos, destacando as conquistas e mudanças positivas trazidas por eles em diversos aspectos da sociedade e da família.

Vemos na atualidade homens que se preocupam com questões domésticas, com a educação dos filhos e se envolvem profundamente nisso. Não apenas ajudam esporadicamente nos serviços caseiros; assumem essas atividades com destreza e disposição. Cuidam de seus bebês desde o nascimento, não só acompanhando, mas efetivamente desenvolvendo funções atribuídas às mulheres até pouco tempo atrás. Não apenas levam ou buscam as crianças na escola, mas também as banham e preparam para sair, acompanham a aprendizagem e participam ativamente das atividades delas.

Observa-se ainda uma quebra importante no paradigma do visual masculino; há pouco tempo homens que cuidavam da própria aparência tinham a sua masculinidade questionada. Na atualidade eles conquistam cada vez mais espaço na cosmetologia e estética; cuidam de seu visual e beleza com grande atenção e frequentam continuamente salões e clínicas de beleza. Também no cuidado com a saúde os homens têm alcançado uma visão mais consciente de suas reais necessidades, embora, especificamente nessa área, o avanço ainda seja insuficiente.

Um aspecto que demonstra fortemente essa mudança no perfil masculino é a questão da guarda dos filhos no caso da separação dos casais. O crescimento do número de guardas concedidas aos pais tem sido significativo, fazendo deles, em muitos casos, os principais responsáveis pelos filhos. Assim os cuidados e a educação dos filhos têm deixado de ser necessariamente da mulher, e muitos homens fazem questão de assumir essa tarefa.

Importante lembrar que o Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm seu espaço na sociedade, desenvolvendo ações que visem o bem-estar social e da família.

Parabéns aos homens que lutam todos os dias por cumprir seus deveres e transformar nossa sociedade!

A mudança no perfil masculino2013-07-15T17:54:51+00:00
12 07, 2013

Educação dos Filhos: Máxima prioridade para os pais

2013-07-12T17:54:18+00:00

Por Suely Buriasco

frase-siteA educação dos filhos é uma tarefa árdua e constante; um aprendizado ininterrupto dos pais a favor de transmitir sempre o melhor. Nesse sentido vale refletir sobre o quanto é importante que os pais assumam a responsabilidade de orientar cada passo e, mesmo não estando o dia todo com os filhos, saibam gerenciar a qualidade do tempo em favor deles.

Aperfeiçoar o tempo é uma necessidade quase que geral, já que a maioria dos pais hoje trabalha fora e precisa da ajuda dos avós, de babás ou da escola cada vez mais cedo. Claro que isso gera transtornos, mas nada que não possa ser contornado. O importante é que os pais tenham em mente que outras pessoas podem assumir tarefas corriqueiras em relação aos seus filhos; mas a educação é fundamentalmente de responsabilidade deles e jamais pode ser terceirizada.

Mesmo à distância é imprescindível traçar e cobrar determinações prescritas para quando estão ausentes. O cuidado com a boa alimentação, com o sono e as atividades do dia é fundamental para o desenvolvimento físico e mental das crianças e, portanto, precisam ser supervisionadas. Medidas práticas de aproveitamento do tempo em favor dos filhos podem ser tomadas de forma que não haja prejuízo profissional para os pais e, muito menos, para a educação dos filhos.

A falta de atenção dos pais pode gerar grandes problemas no futuro. Na adolescência é natural que os filhos passem a questionar conceitos, padrões e ideias em geral, no entanto a dedicação que tiveram dos pais na infância tornará esse período menos conturbado. Mas, ainda é cedo para os pais ficarem tranquilos; é preciso estar muito atentos. Os jovens precisam de muito diálogo, de muito cuidado e orientação. Isso requer dedicação e tempo que pode ser bem distribuído e aproveitado no sentido de ficar o máximo possível com os filhos e, nesse período, fazer com que eles sintam a sua presença.

É importante que os pais tenham a consciência que a falta de tempo não pode ser uma desculpa para não conviver intimamente com os filhos. E sentirem-se culpados por isso, mimando-os, só piora tudo. O fato é que, dando realmente o máximo de si, farão do tempo que seja possível, a presença que os filhos precisam para que se tornem adultos saudáveis.

Talvez essa seja a tarefa mais difícil do mundo; mas também a mais bela e recompensadora!

 

Educação dos Filhos: Máxima prioridade para os pais2013-07-12T17:54:18+00:00
6 07, 2013

Palestra Secretária da Cultura de Ponta Porã

2013-09-19T20:27:01+00:00

No dia 5 de julho Suely Buriasco realizou a abertura da Conferência Intermunicipal de Cultura no Centro de Convenções Miguel Gomes em Ponta Porã.
O tema foi A Importância da Cultura na Transformação dos Povos.

Palestra Secretária da Cultura de Ponta Porã2013-09-19T20:27:01+00:00
3 07, 2013

A arte de recomeçar

2013-07-03T18:29:37+00:00

menorPor Suely Buriasco

Desilusões amorosas são causa de grande sofrimento, afinal todo relacionamento amoroso é construído aos poucos tendo por base um ideal a dois, uma troca mútua. Quando um dos dois rompe esse pacto provoca no outro um profundo sentimento de decepção e frustração. Esse trauma pode fazer com que a pessoa sinta medo de entregar-se a um novo relacionamento, tornando-se alguém incrédulo no amor. Por isso, quanto antes a pessoa superar esse sentimento melhor; afinal não se pode generalizar seres humanos e suas relações.

A novela global “Amor à Vida” representa uma situação não rara na vida real de muitas mulheres. Na história de Walcyr Carrasco o drama é vivenciado pela personagem Patrícia (Maria Casadevall) que depois de ser traída pelo marido Guto (Márcio Garcia) decidiu não mais se envolver emocionalmente com outro homem. Desiludida, Patrícia determinou que apenas os “usaria” sexualmente. Entretanto, o personagem Michel (Caio Castro) está desestruturando Patrícia, que apavorada procura esvair-se de assumir um relacionamento com ele.

Machado de Assis ensina o passo a passo: “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito“. Para livrar-se desse trauma é preciso renovar-se e colocar-se ainda mais forte e resoluto para a vida. Por isso o perdão é fundamental para livrar-se do ressentimento e deixar o passado para trás, deixando de sofrer pelo que já aconteceu e não pode ser mudado. Iniciar um novo relacionamento, sem renovar-se inicialmente é incorrer em grave erro. É preciso que haja espaço para o novo amor.

Para tanto é imprescindível melhorar a autoestima, cuidar de si mesmo, não apenas na aparência, mas, sobretudo, interiormente. Gostar de si mesmo é agir de conformidade com as próprias concepções, é ser seguro e ter certeza das próprias potencialidades. Com essa visão ampliada da sua autoimagem é possível estabelecer os próprios limites e então definir o que quer ou não. O autoconhecimento é fundamental para a superação da perda de um amor e o início de uma nova vida.

Recomeçar é uma arte indispensável para qualquer pessoa que queira realmente viver uma vida plena. Superar traumas é o caminho para encontrar a si mesmo, abrindo maiores possibilidades.

A arte de recomeçar2013-07-03T18:29:37+00:00
1 07, 2013

“A mulher é reflexo do seu homem”

2013-07-01T17:09:49+00:00

Por Suely Buriasco

casal-reflexoEssa frase atribuída a Brad Pitt foi publicada junto a um texto na revista americana “Identity Magazine”, sob o título “Um Segredo de Amor” como sendo do ator sobre seu relacionamento com Angelina Jolie.* Brad teria revelado que o casamento com a atriz esteve próximo de uma ruptura, alega que “A minha mulher adoeceu” e esclarece como recuperou Angelina.

O texto traz um impecável rol de maneiras práticas e gentis para ser usado por qualquer marido que preze a relação e deseje conservá-la. Brad é brilhante ao relatar como ajudou a esposa a sair do processo de nervosismo, irritabilidade e tristeza que a estava consumindo. Diz ter mudado a postura e passado a elogiá-la, valorizá-la e enchê-la de mimos. “Podem não acreditar, mas ela começou a renascer, a florescer… Tornou-se ainda melhor do que era antes“. Um relato marcante que demonstra o poder que o amor exerce na vida das pessoas.

Mas o que me incomoda é a frase que intitulei esse artigo: “A mulher é o reflexo do seu homem”. Tudo bem se inserida no texto, mas assim de forma geral pode gerar enganos perigosos. Qualquer pessoa que esteja em dificuldades, independente do sexo, tem maior possibilidade de vencer e refazer-se quando se sente amada e protegida. Penso que não há discussão nesse sentido, no entanto, essa não é ou não deveria ser uma situação “sine qua non“. A relação de dependência que parece explicita na frase, ao contrário do que possa parecer, não é sadia. Ninguém pode depender de outra pessoa para resolver as suas dificuldades e superá-las; esse poder é pessoal e intransferível.

A dependência emocional é um dos grandes entraves que as pessoas enfrentam na intimidade da vida a dois. Muitas pessoas, e aqui não me refiro ao caso particular citado, com o tempo vão perdendo a própria individualidade e passam a ter suas emoções geridas pelo cônjuge dominante. Entretanto, sabe-se que uma relação sadia só é possível quando duas individualidades distintas se propõem a compartilhar uma vida juntas. Nesse caso é bom que se esclareça que ninguém é reflexo de ninguém, que cada um é a própria imagem querendo somar com o outro.

Assim, claro que um amor correspondido, a presença de alguém com atitudes tão nobres como as de Brad Pitt são grandes motivadores para o bem estar de qualquer pessoa. Mas é importante ter em mente que na falta delas uma mulher também consegue se reerguer e transformar a própria vida!

*Página do facebook da revista com o artigo citado. https://www.facebook.com/photo.php?fbid=541613729233955&set=a.407971972598132.96812.237097523018912&type=1&theater

“A mulher é reflexo do seu homem”2013-07-01T17:09:49+00:00
WhatsApp chat