fbpx

Arquivos Mensais: setembro 2014

26 09, 2014

O que você busca em um casamento

2014-09-26T18:05:19+00:00

Meu trabalho é facilitar relacionamentos e para tanto desenvolvo estratégias que fundamentem ações positivas em favor de manter a harmonia no casamento e na família.
Por isso quando o site Divórcio Aqui me procurou achei estranho, mas depois percebi que a intenção tinha muito a ver com o meu trabalho: facilitar uma situação já definida. Dessa forma, compreendi que escrevendo ali eu poderia contribuir para que os casais pudessem ter mais uma chance de rever seus posicionamentos. Afinal, o divórcio só é solução quando visa evitar um mal maior.
Nesse sentido, agradeço a oportunidade de participar do site “Divórcio Aqui”, indico o meu e-book “O que você busca em um casamento” e os convido a fazer download gratuito.
Boa leitura; boas reflexões! https://www.divorcioaqui.com.br/blog/ebooks/

O que você busca em um casamento2014-09-26T18:05:19+00:00
17 09, 2014

A manifestação de afeto e a satisfação humana

2014-09-17T14:53:09+00:00

Suely Buriasco

fraseUma consultoria muito agradável que realizei junto a uma companhia de dança, sobre a força de um abraço, reafirmou a necessidade de conceituarmos as diversas formas de manifestação de afeto, bem como a sua importância para a satisfação humana. Isso porque, jamais podemos esquecer, somos seres sociais e, dessa forma, sentimos necessidades de compartilhar a vida com outras pessoas.

Muitas pessoas parecem relegar essa prioridade, fechando-se em mundos interiores, formando verdadeiros casulos. Também a agitação em que vivemos favorece essa introspecção, já que bloqueia, muitas vezes, as manifestações dos sentimentos, como se fora uma defesa de perigo iminente. A insegurança, os medos da rejeição e do abandono são grandes empecilhos, podendo mesmo, minar a possibilidade da comunhão dos seres. A internet quando usada de forma a aproximar quem está longe e distanciar quem está perto, igualmente é um agente complicador das relações, tornando-as mais superficiais e afastando a intimidade.

A proposta da manifestação de afeto emocionou a equipe de bailarinos porque vem de encontro a uma necessidade priori do ser humano em dar e receber amor. Especialistas afirmam que o contato físico libera um hormônio chamado ocitocina que provoca grande bem estar e um simples abraço é um grande condutor desse também chamado de “hormônio do abraço”. Além disso, um abraço envolvente libera endorfina que transmite uma sensação de bem estar indescritível; é a mesma substância produzida quando comemos chocolate ou fazemos um bom treino esportivo.

O abraço como manifestação de afeto promove a sensação de segurança, proteção e corresponde a uma troca muito benfazeja de energias renovadoras. Seguido de um beijo é ainda mais saudável e delicioso. Assim, abraçar harmoniza qualquer tipo de relação, porque promove o entendimento que, muitas vezes, não se alcança com as palavras. Demonstrar sentimentos pelo contato físico é abrir um canal próspero de comunicação não verbal, que facilita muito o entendimento e a compreensão entre as pessoas.

É preciso, pois, romper as barreiras do medo e deixar fluir as energias através das manifestações de afeto. Se elas possuem efeito terapêutico até mesmo entre desconhecidos, imagine entre as pessoas de nosso convívio. Cai em grande equívoco quem acredita que os sentimentos são óbvios e, portanto, não precisam ser demonstrados. Sempre há tempo e espaço para permitir que o amor se manifeste e se expanda além de nós mesmos.

A manifestação de afeto e a satisfação humana2014-09-17T14:53:09+00:00
16 09, 2014

Curso de Mediação de Conflito

2014-09-16T20:28:11+00:00

Capacitando pessoas de diferentes profissões, para lidar com conflitos, como facilitadores do diálogo e do entendimento.
Um mediador pode atuar em muitos campos de ação, por isso a especialização em Mediação de Conflito é um importante diferencial em qualquer carreira.
Saiba mais sobre esse trabalho no site http://www.suelyburiasco.com.br/?cat=11
Se tiver interesse em saber detalhes sobre o curso envie um email para contato@souzafranco.com

[nggallery id=25]

Curso de Mediação de Conflito2014-09-16T20:28:11+00:00
16 09, 2014

Perguntas que as solteiras odeiam

2014-09-16T20:11:01+00:00

No jornal A Tribuna de Vitória do último domingo, Suely Buriasco, participou como consultora de comportamento em uma matéria falando sobre as perguntas que são feitas às mulheres solteiras e que eles detestam. “Rotular as pessoas é sempre um grande engano, pelo estado civil então, é um absurdo.”, explicou Suely Buriasco.
Para ler a matéria na íntegra clique nas imagens.

reduz reduz-2

Perguntas que as solteiras odeiam2014-09-16T20:11:01+00:00
9 09, 2014

O perigo do comportamento de massa

2014-09-09T12:19:59+00:00

frase

Por Suely Buriasco

Comportamento de massa é um fenômeno que se produz em agrupamentos humanos, de forma espontânea e contínua, pela soma das ações individuais espalhadas, mas que se dirigem a um interesse em comum. É como se as pessoas deixassem, momentaneamente, de serem elas mesmas, ou abandonassem a própria individualidade, e se envolvessem numa personalidade coletiva, também chamada de espírito coletivo.

A partir do momento em que a pessoa deixa de pensar por ela mesma e passa a agir de forma a repetir, irracionalmente, atos em conjunto, o perigo é iminente. O comportamento de massa apresenta grandes riscos, instalando, inclusive, o pânico. Num incêndio, por exemplo, o espírito de massa pode instigar as pessoas a correrem todas para um mesmo lado e que, talvez, não seja a melhor opção. O comportamento de massa pode influenciar, ainda, atitudes que destoam da personalidade individual, explicando atitudes agressivas que surgem em meio a um grupo e que são compartilhadas até mesmo por pessoas normalmente pacíficas.

Aglomerações humanas podem representar grande risco, quando envoltos pela efusão de emoções, nos sentimos parte de um todo maior e compartilhamos alegria, tristeza, raiva ou qualquer que seja a emoção do grupo social a que estamos vinculados.  Esse comportamento é comum em estádios, por exemplo, quando o grito da torcida é incorporado, ou mesmo, num show cantando com a banda favorita. O fato é que qualquer aglomeração pode inspirar a imersão no coletivo, pela qual o indivíduo extrapola a si mesmo, tanto para o bem, como para o mal.

O importante de conhecermos esse fenômeno é nos prevenirmos de influências negativas que possam nos comprometer de alguma forma. E disseminarmos esse aprendizado em forma de orientação, principalmente, para crianças e jovens, que são os que mais facilmente se comprometem com atitudes coletivas. É preciso que se tenha em mente que sempre, em qualquer situação, somos responsáveis por nossos atos e que, ao seguir comportamentos alheios podemos nos prejudicar e, até mesmo, nos incriminar.

O melhor a fazer em relação à prevenção ao comportamento de massa é resistir à sedução de copiar ou acompanhar a onda, sem antes raciocinar sobre o que se está fazendo. Muitas manifestações são exemplos positivos na história da humanidade, por isso o problema não está nos grupos, mas sim em como nos portamos em relação a ações que não são nossas e, portanto, não nos representam.

O perigo do comportamento de massa2014-09-09T12:19:59+00:00
WhatsApp chat