Efeitos da Emoção na Comunicação

Postado em 08/12/2010 | 2 comentários

Por Suely Buriasco

Consideram-se emoções negativas todos os envolvimentos que tendem a provocar aflições e agressividade; como inveja, frustração, culpa, raiva e tantos outros. Emoções negativas bloqueiam a capacidade racional do ser humano e o remete a agir por impulso, ou seja, sem qualquer análise anterior.

Assim como o bom humor aumenta a criatividade e proporciona maior compreensão em qualquer situação; as emoções negativas dificultam a geração de opções criativas e decisões sábias. Assim, pessoas abaladas afetivamente bloqueiam a própria capacidade de compreensão no estabelecimento da comunicação, que se torna então truncada, incompleta e insatisfatória.

Por isso, frente aos conflitos, a emoção faz com que a percepção do indivíduo torne-se seletiva e ele só tende a perceber o que for confirmatório de sua própria idéia da situação. Dessa forma, qualquer palavra do opositor parecerá a ele uma nova ofensa que acentua a anterior. Movido por essas emoções a pessoa distorce e omite inconscientemente o conteúdo da fala do outro. O excesso de elementos a considerar e a alteração da sequência de informações dificulta o registro e o processamento dos relatos, então a comunicação é ineficaz e gera transtornos que podem chegar à violência verbal, psicológica e, em casos mais acentuados, física. Pessoas sensíveis a esse tipo de emoções podem apresentar as mais diversas reações, da explosão à apatia, da depressão à euforia. Portanto, a falta de ponderamento é um elemento que pode ser extremamente destruidor no processo comunicativo.

Muitos relacionamentos se destroem diante da ineficácia da comunicação, pois as consequências sobre a capacidade de julgar e decidir torna-se enormes. Isso pode ser tão intenso que a pessoa perde a motivação para lutar por seus direitos ou celebrar qualquer tipo de acordo, vendo sempre na outra um opressor e interpretando de maneira negativa todos os seus comportamentos e propostas.

Agindo pela emoção a pessoa modifica todos os aspectos mentais; desenvolvendo conclusões, expectativas e comportamentos insustentáveis e incompatíveis com suas histórias de vida e personalidades. É assim que uma pessoa que jamais se mostrou agressiva pode, por exemplo, chegar a cometer crimes inimagináveis em suas condições normais. Portanto, manter-se alerta diante de emoções negativas é extremamente recomendável.

Para que o diálogo flua de forma satisfatória é importante abster-se de conversar quando se sente com as emoções em ápice. Antes de tentar qualquer tipo de conversação é imprescindível buscar a calma necessária para estabelecer bem os próprios pontos de vista e desenvolver a vontade de realmente escutar a fala do outro. É bem verdade o que se diz sobre “cada caso tem duas versões”! Porque são, no mínimo, duas individualidades antagônicas a tratar de um mesmo assunto que se reveste assim, em diversas interpretações diferentes.

Aprender a lidar com idéias conflitantes é um trabalho contínuo que inclui a identificação e, muitas vezes, o refreamento das próprias emoções no sentido de entender os sentimentos alheios.

Desenvolver a comunicação sadia pode ser bem trabalhoso, mas certamente é uma atitude inteligente que promove e dá continuidade a relacionamentos mais felizes e duradouros.

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2 Respostas para“Efeitos da Emoção na Comunicação”

  1. O seu texto veio a calhar com o que tenho sentindo, é como se a sra estivesse “lido meus sentimentos ” sou uma pessoa que sempre me deparo com uma dificuldade enorme em me relacionar, sempre me exalto e de me fazer entender . Em grande parte me sinto agredida ou pelo menos entendo dessa forma. Sogro muito com essa situação por que acabo afastando as pessoas. Sempre me sinto só numa angustia sem fim.

  2. Olá Sandra!

    É muito bom quando detectamos o que precisamos mudar em nós mesmos, mas esse é só o início. A conscientização é importante, agora é preciso desenvolver a vontade de mudar e persistir nessa ação.

    Deus a ilumine!

    Abraço

    Suely

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