fbpx

É possível perdoar uma traição?

* Por Suely Buriasco

 Uma frase anônima me chamou a atenção: “O plano é perdoar e esquecer! Perdoar a mim mesmo por ter acreditado em pessoas que não merecem a minha confiança e esquecê-las”!

Não se pode negar a criatividade, mas fiquei pensando sobre algumas questões intrínsecas que merecerem alguma reflexão. Aprendemos que diante das ofensas o melhor é perdoar e esquecer mesmo, mas é claro que a referência se faz no sentido de perdoar o ofensor e esquecer a ofensa. A maneira jocosa como a referida frase transformou essa filosofia parece dar sentido contrário, pois mudando essa referência, o sentimento que se transmite é o de mágoa. Seria assim como dizer: “Risquei você da minha vida”! Será que isso não dói?

A frase também pode nos fazer seguir outra linha de pensamento, principalmente se considerarmos que ela possa estar se referindo ao autoperdão. Então ela assume uma referência muito positiva! Nada é mais urgente que o autoperdão em qualquer situação, até mesmo por nos deixar enganar. As pessoas demoram mais tempo para descobrir uma traição por confiar em quem não é digno desse sentimento. O “ser enganado”, isso é, sentir-se traído parece ser a maior dor dos que passam por essa experiência. Quanto maior a confiança, maior o impacto!

A traição em qualquer tipo de relação significa uma perda difícil. É doloroso perder a confiança em alguém que acreditávamos nosso amigo, nosso parceiro… Ser trapaceado e ferido pela pessoa que menos esperamos é um duro golpe. No entanto, recuperar-se desse trauma tem sido grande desafio para quem passou por ele, mas não quer estagnar-se na dor. São pessoas assim que descobrem a cada dia que perdoar uma traição não é só possível, quanto fundamental para o próprio bem estar.

Dessa forma, o autoperdão se faz necessário, mas é preciso perdoar também o agressor para livrar-se de qualquer mácula de ressentimento que corrói e dilacera a alma. A memória sempre guardará o acontecido, mas o esquecimento dos sentimentos dolorosos é um grande alívio.

Por fim, a frase tem também um tom de graça que pode provocar riso. Rir do que nos fez chorar é uma forma de amadurecer nossos sentimentos, livrando-nos do peso das emoções negativas.

2012-05-30T15:16:47+00:00
WhatsApp chat