Mediação de Conflitos

Postado em 24/07/2010 | 13 comentários

A Mediação de Conflitos é uma forma alternativa para a solução de conflitos entre duas partes que não se entendem. Ela pode ser aplicada em problemas no ambiente de trabalho e no ambiente familiar.
Os conflitos fazem parte da vida humana, pois correspondem a impulsos naturais de defesa e sobrevivência. Desde que duas pessoas estejam juntas sempre estará estabelecida uma comunicação, seja em palavras, em gestos ou expressões. O que ocorre comumente não é “falta de comunicação” e sim maneiras equivocadas de se expressar gerando oposições que podem até enveredar para a violência. Saber lidar com conflitos é, assim, de grande importância.
A Mediação de Conflitos corresponde a uma nova maneira de lidar com questões aparentemente de difícil entendimento, trazendo alternativas positivas para todos os envolvidos. Nesse processo o que se busca é a capacitação de cada um na resolução de seus próprios problemas. Desta forma, a Mediação tem por finalidade essencial que todos os envolvidos se sintam ouvidos e atendidos em suas reais necessidades, transformando situações conflituosas em acordos construídos a partir dos interesses de cada um. As vantagens que se demonstram em relação às formas tradicionais de litígio são muitas, entre elas pode-se citar a preservação da relação, a privacidade do processo e a economia de tempo e dinheiro. É um processo cujo sigilo é acordado, ou seja, a privacidade das pessoas envolvidas fica totalmente preservada. E, ainda, dando foco no futuro é extremamente rápido, pois, não se prende as razões do problema e sim no que se pode fazer a partir dele. E, finalmente, não recorrendo necessariamente à Justiça ou trabalhando em parceria com ela, torna-se mais econômico e veloz.

Atuação e benefícios da mediação de conflitos

Países como EUA, França, Espanha, Inglaterra, Canadá e Argentina já utilizam a Mediação há muito tempo, já a China e o Japão a utilizam desde  a antiguidade; no Brasil ainda é uma profissão nova, mas tem crescido muito nos últimos anos, principalmente nos grandes centros onde já atua em diferentes níveis de conflito com autos índices de sucesso. Conheça um pouco mais sobre o trabalho:

Vantagens da Mediação

  • Preservação da relação
  • Privacidade do processo
  • Economia de tempo e dinheiro

Campos de Ação

  • Familiar
  • Comercial
  • Trabalhista
  • Institucional (hospital, escolas, sindicatos)
  • Comunitária (órgãos públicos, pequenas causas, moradia, seguro, etc)

Qualificações do Mediador

  • Facilitador do diálogo
  • Co-construtor de cenários para negociação
  • Ética para com o processo
  • Imparcialidade e Neutralidade
  • Confidencialidade
  • Share/Bookmark

Suely Buriasco Recomenda:

13 Respostas para“Mediação de Conflitos”

  1. Carlos says:

    Primeiramente, Parabéns! Realmente é desta forma mesmo tudo que escreveu, já me vi em situações parecidas, ora em uma ora em outra, somos realmente seres complexos, gostaria de lhe fazer uma pergunta, talvez possa me responder,porque será que existem pessoas que batemos o olho e já sentimos que nunca vai rolar uma amizade? Esta pergunta se enquadraria dentro do que vc escreveu? se quiser me responda diretamente ao meu imail.Obrigado! E mais uma vez parabéns pelo seu trabalho.

  2. Graciela says:

    Olá Suely

    Realmente vc repaginou seu site….esta Ótimo!!!…Parabéns!!

    Um abraço
    Graciela

  3. eu adorei!!
    Estava precisando ler isso hoje!!
    Parabéns pelo site!!

    Beijos.. =)

  4. Fico feliz, Raiane!

    Obrigada por seu carinho!
    Conto com sua visita sempre!

    Bjos

  5. Olá Graciela.

    Obrigada, minha amiga! Você é sempre muito querida!

    Espero que passe sempre por aqui.

    Bjos

  6. Obrigada, Carlos!

    Somos realmente seres complexos, o bom é que isso nos faz especiais.

    A simpatia, assim como a antipatia são choques vibracionais expontâneos. No entanto, nem sempre essas impressões são verdadeiras, por isso a empatia é sempre mais justa conosco mesmo e com o outro. Convido-o a ler o artigo sobre essa forma relacionamento.

    Grande abraço

  7. Maria Etelvina says:

    Feliz Páscoa!!!
    Colega estamos aguardando o restante do curso de Mediação ou seja Mediação Corporativa.
    Abraços
    Maria Etelvina de Corumbá-MS

  8. Obrigada por seu carinho, Maria Etelvina!
    Também tenho muita vontade de iniciar logo o curso.
    Grande abraço e muito sucesso no seu tão importante trabalho!
    Beijos
    Suely

  9. Patricia says:

    É sempre um prazer encontrar pessoas que assim como eu acreditam na mediação como a forma adequada para trabalhar e solucionar determinados tipos de conflitos. Trabalho com mediação comunitária em Fortaleza, e vejo o poder transformador que a mediação proporciona as comunidades carentes de justiça, de amor… Se de um lado o preconceito e discriminação colocam essas comunidades a margem da sociedade, a mediação vem proporcionar que estas se gerenciem, se emancipem, desenvolvam suas habilidades de cooperação e respeito. O trabalho da mediação comunitária é atender as pessoas da melhor maneira e auxiliá-las para que desenvolvam suas habilidades. O que importa para nós é o que a mediação produziu nas pessoas, mesmo que não tenha havido acordo.

  10. Fernanda says:

    Olá, Suely! Parabéns pelo seu trabalho e pelo site!!
    Gostaria de saber se presta serviço de mediação no RJ e qual seria o valor?
    Obrigada.

  11. admin says:

    OI Fernanda, obrigada pelo contato. Vamos te enviar um email.

  12. FATIMA GUERRA says:

    MARAVILHA!!! AMEI….. CARINHO PRA TI

  13. rosely genadopoulos says:

    A postura do ser humano bem como a expressão
    facial e verbal, dificultam o diálogo. A simpatia e humildade transmuda qualquer situação para o lado positivo.

Deixe um Comentário

Wp Plugin by capn3m0