fbpx

Natal Erudito e Solidário

* Por Suely Buriasco

O Projeto Ceia de Natal promovido pela Loja Maçônica Aquidaban Nº4 fez uma perfeita junção de dois aspectos importantes do momento em que vivemos com a proximidade do Natal: a beleza da música erudita e a solidariedade.

O Concerto da Orquestra Philomúsica de Asunción e Coro Espírito Santo, com o regente Maestro Luis Szarán, que aconteceu no dia 15 de dezembro no Centro Internacional de Convenções “Miguel Gomes”, foi um espetáculo de altíssimo nível cultural. Apresentação belíssima com temas que variaram dos clássicos, árias, música popular paraguaia e brasileira, além, claro, de temas natalinos.

O coro formado por 25 componentes e os solistas, emprestou a voz aos acordes realizados por 30 músicos, sob a regência de Szarán. Tudo realmente muito emocionante; certamente ficará marcado na sociedade de Ponta Porã e Pedro Juan Caballero que, aliás, soube prestigiar e valorizar o evento.

Natal tem a ver com música, principalmente as eruditas; com encontro, com sentimento de união e solidariedade. E esses objetivos felizmente foram plenamente alcançados. Quem participou daquela noite especial, além de embalar-se em melodias, colaborou ainda para a doação de cestas de natal para cerca de 500 famílias carentes, com os fundos arrecadados pela venda dos ingressos. Tudo muito condizente com o espírito natalino!

A solidariedade natalina toma conta das pessoas que, sozinhas, com a família, ou em movimentos comunitários, procuram levar um pouco de alegria e conforto para quem sofre com todo tipo de carência. São ações que vão desde a arrecadação e distribuição de alimentos para a população de mais baixa renda, até um gesto de carinho para crianças que sonham com uma família feliz, ou a atenção e apoio para quem sofre em um leito de hospital. Muitas são as pessoas que desenvolvem esse tipo de trabalho, inclusive não se limitando ao período natalino.

Ações, como o projeto maçônico citado, merecem toda a divulgação pela grandeza com que são desenvolvidas. Que possam ser repetidos e sirvam de exemplo para novos movimentos sociais em prol de um Natal mais feliz. Parabéns aos organizadores do Projeto Ceia de Natal!

Com a alma envolvida em lindas melodias, desejo a todos os meus amigos e leitores um Natal de muita alegria, fraternidade e união!
¡Feliz Navidad

2012-12-21T15:46:18+00:00
WhatsApp chat