fbpx

A mudança no perfil masculino

sitePor Suely Buriasco

No mês de julho comemora-se no Brasil o Dia dos Homens. Essa data criada com o objetivo de reforçar os cuidados com a saúde dos homens e a busca por igualdade entre gêneros. Ocasião propícia também para analisar as mudanças no comportamento masculino nos últimos anos, destacando as conquistas e mudanças positivas trazidas por eles em diversos aspectos da sociedade e da família.

Vemos na atualidade homens que se preocupam com questões domésticas, com a educação dos filhos e se envolvem profundamente nisso. Não apenas ajudam esporadicamente nos serviços caseiros; assumem essas atividades com destreza e disposição. Cuidam de seus bebês desde o nascimento, não só acompanhando, mas efetivamente desenvolvendo funções atribuídas às mulheres até pouco tempo atrás. Não apenas levam ou buscam as crianças na escola, mas também as banham e preparam para sair, acompanham a aprendizagem e participam ativamente das atividades delas.

Observa-se ainda uma quebra importante no paradigma do visual masculino; há pouco tempo homens que cuidavam da própria aparência tinham a sua masculinidade questionada. Na atualidade eles conquistam cada vez mais espaço na cosmetologia e estética; cuidam de seu visual e beleza com grande atenção e frequentam continuamente salões e clínicas de beleza. Também no cuidado com a saúde os homens têm alcançado uma visão mais consciente de suas reais necessidades, embora, especificamente nessa área, o avanço ainda seja insuficiente.

Um aspecto que demonstra fortemente essa mudança no perfil masculino é a questão da guarda dos filhos no caso da separação dos casais. O crescimento do número de guardas concedidas aos pais tem sido significativo, fazendo deles, em muitos casos, os principais responsáveis pelos filhos. Assim os cuidados e a educação dos filhos têm deixado de ser necessariamente da mulher, e muitos homens fazem questão de assumir essa tarefa.

Importante lembrar que o Dia do Homem tem igual importância ao Dia da Mulher, pois ambos têm seu espaço na sociedade, desenvolvendo ações que visem o bem-estar social e da família.

Parabéns aos homens que lutam todos os dias por cumprir seus deveres e transformar nossa sociedade!

2013-07-15T17:54:51+00:00
WhatsApp chat