fbpx

Páscoa Pródiga

Por Suely Buriasco

suelyA Páscoa é uma grande comemoração do cristianismo que foi estabelecida oficialmente pelo Concílio de Nicéia, em 325, para ser comemorada no primeiro domingo após o equinócio do inverno no hemisfério norte (entre 22 de março e 25 de abril). A ideia era coincidir a data da ressurreição de Cristo com o inicio da primavera, estação que simboliza o renascer. Com o tempo passou a ser comemorada logo após a Quaresma; período de 40 dias depois da Quarta-Feira de Cinzas.

Oferecer ovos como presente é uma tradição que vem do Oriente, onde eram embrulhados com cascas de cebola e cozidos com beterraba para ficar coloridos e serem oferecidos na festa da Primavera. Na Babilônia e no Egito antigo, estavam associados ao culto da fertilidade. Os cristãos se inspiraram neste costume e o consagraram como lembrança da ressurreição de Jesus. O ovo de chocolate, oferecido na Páscoa, porém, aparece, pela primeira vez no século dezoito, com o desenvolvimento da indústria alimentícia na Europa onde teria nascido também a tradição do coelho, associado à criação devido à sua grande prole. Os anglo-saxões contavam às crianças que os coelhos levavam os ovos e os escondiam entre as plantas. Na manhã do dia de Páscoa, elas tinham de procurá-los nas ruas e nos jardins. Essa tradição se expandiu até os dias de hoje.

O que, a meu ver, não podemos esquecer é do grande motivo dessa comemoração: a vida eterna preconizada por Jesus e o que ela representa nas nossas próprias vidas. O renascer de si mesmo, ou seja, a transformação que cada um pode operar em si mesmo para merecer o título de cristão. Numa sociedade como a nossa repleta de cristãos sem cristo, penso que a Páscoa pode ser uma ótima oportunidade para rever crenças e valores. Afinal, ser cristão é essencialmente seguir seus ensinamentos resumidos no: “Amar ao próximo como a si mesmo e a Deus sobre todas as coisas!

Uma Páscoa pródiga é a que se torna favorável para a vida dos que a comemoram não como uma simples festa, mas guardando seu real sentido. Assim, distribuamos ovos de chocolate representando a plenitude da vida, mas, além disso, nos esforçamos em renovar-nos espiritualmente, tornando nossas próprias vidas plenas de amor e sabedoria.

Que essa Páscoa seja próspera para todos nós!

 

 

2014-04-17T20:27:55+00:00
WhatsApp chat