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Cuidado com a exposição nas redes sociais

Suely Buriasco

 redes-sociaisA comunicação através das redes sociais e dos e-mails vem tomando cada vez mais espaço em nosso cotidiano.

As pessoas estão usando cada vez menos o smartphone para falar e muito mais para trocar mensagens de texto com os amigos, o que tem se tornado um problema para as empresas e, inclusive, para aqueles que fazem mal uso da tecnologia, principalmente no ambiente de trabalho.

Recentemente fui entrevistada exatamente sobre esse assunto e me ocorreu a importância de reforçar às pessoas os perigos dessa exposição, inclusive com o objetivo de evitar prejuízos profissionais.

1- É preciso que se entenda que o e-mail é um documento que também representa o profissional na empresa, portanto, ao escrevê-lo é importante que se tenha o mesmo cuidado dispensado ao próprio comportamento. Não se pode esquecer que um e-mail corporativo pertence à corporação, sendo um instrumento de trabalho. O ideal é que seja objetivo, sucinto e que não cause qualquer constrangimento. Críticas a colegas de trabalho, xingamentos, falar mal da companhia são terminantemente proibidos nos e-mails.

2- A exposição pessoal tornou-se comum nas redes sociais e não é tarefa fácil manter o mínimo de privacidade. Muitos profissionais já foram prejudicados por postagens com comentários sobre política, economia, até futebol. Assim, toda a cautela é recomendada. O correto é manter uma postura apropriada que não venha a trazer prejuízo profissional caso caia na rede.

3- Muitos erros cometidos nas postagens em redes sociais poderiam ser evitados se as pessoas pensassem um pouco mais antes de escrever e postar fotos. As redes sociais tomaram um vulto pelo qual não se permite deslizes como:

  • Fazer comentários sobre o trabalho, os colegas, o chefe ou qualquer pessoa ligada à corporação, incluindo clientes e parceiros.
  • Reclamar da rotina profissional, do trabalho ou de qualquer afazer na empresa.
  • Usar de vocabulário chulo ou inadequado.
  • Postar qualquer assunto que diga respeito à corporação.

4- Se uma empresa, seja a empresa para a qual você trabalha ou alguma que você resolver reclamar, se achar prejudicada por uma postagem nas redes sociais, ela pode tomar providências jurídicas contra quem escreveu, se a mesma for vista como prejudicial a sua imagem. Existem casos de processos e demissões por esses motivos.

5- Fofoca no ambiente de trabalho é totalmente inadequado e precisa ser contida através de uma postura profissional que não permita maior aproximação com o fofoqueiro. Colegas que fazem comentários negativos nas redes certamente não merecem estar no rol de “amigos” nem mesmo na internet.

Por tudo isso antes de reclamar, ou escrever qualquer comentário nas redes sociais vale à pena refletir para evitar prejuízos à sua imagem. A sua página na rede é particular, mas lembre-se que a rede é pública. Bom senso é sempre a melhor opção.

Suely Buriasco é mediadora de conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas. www.suelyburiasco.com.br

2014-08-15T23:25:31+00:00
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