fbpx

Felizes para Sempre – Uma Afirmação

Por Suely Buriasco

felizesA nova série global tem por título uma interrogação, propondo uma reflexão sobre as relações amorosas. “Felizes para sempre?” é uma trama que envolve membros de uma família de origem e das famílias que surgiram desse tronco. A série aborda sentimentos e comportamentos que demonstram a complexidade do ser humano e de suas interações. Descreve, com riqueza de detalhes, problemas conjugais e afetivos de todos os personagens. Claro que o assunto não é novo, mas traição, desencontros amorosos e muitas cenas sensuais são sempre temas que levantam a audiência.

Numa breve alusão à raiz da questão proposta pela série, observamos a história dos personagens Norma e Dionísio que estão juntos há 46 anos, criaram 3 filhos e construíram um casamento estável, mesmo diante das dificuldades naturais de qualquer relacionamento amoroso. No entanto, essa relação, que parecia tão sólida se desestrutura e, assim como acontece no casamento de seus filhos, ambos começam a se envolver com outras pessoas.

O que se pode entender, por trás daquele ponto de interrogação, é que todo casamento seria um desenrolar infinito de conflitos intensos.

É certo que relacionamentos duradouros são construídos ao longo do tempo com muita vontade e determinação, claro que passam por crises mais ou menos intensas, mas o fato é que não se pode generalizar, muito menos de forma tão negativa.

Os casamentos duradouros que conhecemos comprovam que o segredo não está na ausência das dificuldades, mas sim na superação das mesmas. Pessoas que se comprometem, inicialmente com elas mesmas e, por consequência, com seu par, conseguem estabelecer elos de amor e amizade que tornam o relacionamento seguro e feliz.

Uma relação a dois não pode ser considerada um acumulado de vícios e emoções, capazes apenas de provocar prazer momentâneo com consequências infelizes. Os casamentos considerados sólidos e felizes são baseados no amor e é através desse sentimento que as pessoas desenvolvem o companheirismo, respeito, amizade e tolerância, que são fundamentais na edificação de um relacionamento que traga verdadeira satisfação. Podemos dizer que o segredo está na forma como as pessoas direcionam seus próprios sentimentos e emoções.

Viver um casamento feliz não é viver sem nenhum tipo de conflito, mas é sim saber administrá-los e principalmente, é importante que cada um saiba ser feliz consigo mesmo.

A série “Felizes para Sempre?”, além de proporcionar o entretenimento, é uma oportunidade interessante para os casais refletirem sobre a maneira como estão vivendo os seus relacionamentos e os conflitos que podem estar acontecendo. O que fazer para não se chegar a crises e problemas tão intensos? Como evitar a traição e a mentira?

Na próxima semana vou publicar um artigo com algumas dicas importantes baseadas nos métodos da Mediação de Conflitos.

 

 

 

 

 

2015-02-06T15:52:49+00:00
WhatsApp chat