fbpx

Lidando com a licença maternidade

Por Suely Buriasco

O fim da licença maternidade é sempre uma etapa muito difícil para as mães, principalmente àquelas de “primeira viagem”. E não poderia ser diferente afinal, pela primeira vez desde a descoberta da gravidez, ela tem que afastar do bebê para voltar ao trabalho.

Existe uma gama muito grande de preocupação em relação ao bem-estar do bebê. Para que esse período de transição seja menos traumático é importante que providências práticas sejam planejadas com antecedência, pois, o bebê precisa de alguém que esteja disponível e que lhe dê segurança, esse vínculo é muito importante e deve ser permitido e alimentado pelas mães na volta ao trabalho. Caso não haja um familiar mais próximo que possa cuidar do bebê, os pais precisam visitar creches e berçários em busca daquele que melhor poderá dar a melhor assistência.

As dificuldades da mãe no campo emocional são intensas, pois, o medo de que a criança perca o vínculo com ela ou que a substitua é uma tortura muito comum nesse período. Difícil abandonar a ideia de que só a mãe é capaz de cuidar de seu filho com excelência. Isso implica num sentimento muito grande de culpa. Nesse momento a participação do pai é fundamental.

É fundamental que as empresas estejam conscientes da complexidade desse período e criem programas que visem uma jornada mais flexível de trabalho. É preciso que se observe não só os horários de amamentação, como também possíveis interrupções nas rotinas de trabalho para acompanhamento do bebê em caso de necessidade. Um recurso muito interessante também é que se inclua nos programas o apoio psicológico necessário para que a mãe trabalhadora supere as dificuldades desse momento.

Com o crescimento da mulher no mercado de trabalho as empresas precisam criar políticas que facilitem a vida das colaboradoras. Os benefícios, certamente, serão para ambos.

De resto, o importante é que a mãe busque superar a perturbação normal do período, entendendo que essa ausência não será motivo de qualquer ruptura do vínculo com o filho. A qualidade do tempo juntos garantirá tudo o que mãe e filho precisam para se sentir seguros e felizes.

2015-12-18T19:02:32+00:00
WhatsApp chat