fbpx

Curtindo às vésperas

Por Suely Buriasco

Estamos contando os dias para o Natal, momento de festa, bate-papo com a família e os amigos, boa comida e bebida, presentes.

Para esta festa enfeitamos a casa, ouvimos músicas típicas, comemos panetones, nozes, compramos os presentes e os ingredientes para a ceia.
É uma festa que por muitos é vista pela ótica das crianças, essa que nunca devemos perder.

Pouco importa se já somos adultos, se temos conflitos na família, se presentes foram mal retribuídos, ou se sofremos decepções com as pessoas.

Podemos ainda assim envolver-nos com a magia do Natal.

Quando já não há ilusão, não há necessariamente tristeza.

As pessoas são como são e não há nada a fazer.

Não temos porque nos surpreender, a vida real ainda assim pode nos oferecer oportunidade de real conexão com as pessoas, momentos em que aprendemos com elas, trocamos informações e experiências, respeitamos as diferenças.

O importante é seguirmos curiosos, o que aquela pessoa tem de diferente que, gostando ou não, eu posso aprender algo?

Não somos responsáveis pelo que não gostamos nos outros, mas somente pelo que não gostamos em nós.

Com esse foco, além de preparar o Natal, esse aniversário de Jesus onde todos se presenteiam, podemos refletir sobre o que podemos mudar em nós mesmos.

Claro que já tentamos em anos anteriores e não conseguimos, mas pode ser que agora seja o momento, que agora estejamos mais maduros, experimentes, prontos para aquela mudança real. Voltar para o inglês, tentar um exercício físico novo, uma pós-graduação quem sabe? Agora é a hora, esqueça as lamentações do que não foi feito e foque no que pode ser feito.

É tempo de renovar sonhos. Não fosse a vida cheia de etapas e recortes de tempo, por certo nos esqueceríamos da necessidade de renovação.

Tire algumas horas, fique em silêncio, em um canto só seu. Reflita sobre a pessoa que você quer ser e o que você pode fazer para que ela se torne real. Perdoe os seus familiares, perdoe qualquer tipo de conflito, aprenda com os erros, ainda que seja os erros dos outros e construa a pessoa que você quer ser.

Curtamos o momento, com foco em nós mesmos, pés no chão, mas de pé direito!

2015-12-22T13:59:26+00:00
WhatsApp chat