fbpx

O Coaching e o Sucesso

Por Suely Buriasco

reduExistem muitas definições para sucesso, pessoalmente eu gosto muito da usada como título de um dos livros de Roberto Shinyashiki: O sucesso é ser feliz. Isso porque eu entendo que você tem sucesso quando alcança algo pelo qual muito lutou e, essencialmente, isso lhe trás felicidade. É importante fazer essa definição, pois, é muito comum desejar tanto algo, mas ao tê-lo perceber que aquilo não faz diferença para os seus sentimentos. Também não se pode confundir sucesso com fama. Você pode ser uma pessoa de sucesso e não ser famosa e o contrário também é verdadeiro. Sucesso é estar encantado com o que conseguiu e ter nisso motivação para seguir se esforçando.

O grande problema é que muitas pessoas querem ter êxito, mas não se empenham o necessário para isso ou deixam que o medo as paralise. Vivem insatisfeitas e indignadas com o sucesso dos outros. É preciso que se entenda que sucesso é para quem foca na própria vida e dá o seu melhor. É para quem sonha à noite e trabalha arduamente de dia, quem tem ações bem direcionadas e desenvolve a autoconfiança necessária para enfrentar os muitos fracassos que antecedem a vitória.

Deparei-me certa vez com uma mensagem que me chamou a atenção: “A mão do sucesso profissional tem 5 dedos: Caráter, Vocação, Talento, Esforço e Disciplina”. Quem a escreveu sabia o que estava falando, Dr. Daher Elias Cutait foi um médico de muito sucesso. Não se pode esperar por uma carreira brilhante sem, primeiramente, aceitar a necessidade desses elementos e, depois, colocá-los em prática. Se você ainda acredita que a sorte ou a falta dela determinam a vitória precisa rever, o quanto antes, os seus conceitos.

O Coaching é um treinamento que visa estimular pessoas a despertar suas próprias potencialidades, através de uma combinação de estratégias, insight, flexibilidade e perseverança, com uma metodologia de eficácia comprovada.
O que se busca é evidenciar o que a pessoa tem de melhor, incentivá-la a desenvolver-se cada vez mais e, dessa forma, encontrar o sucesso tanto pessoal, como profissional. Considerando que sucesso está sempre alinhado a felicidade, fica claro que não há como ser uma pessoa de sucesso sem que haja um equilíbrio entre o todo, ou seja, a vida pessoal e o profissional.

Nossos comportamentos são baseados no que conhecemos e influenciam todos os acontecimentos da nossa vida. O conhecimento é, pois, a chave da mudança que dará o impulso necessário para você alcançar o que quer e, principalmente, ser feliz com o que alcançou. O treinamento com um coach promove a prática que motiva e enriquece o seu desempenho.

Segundo afirma Thomas Fuller: “O conhecimento é um tesouro, mas a prática é a chave para obtê-lo”.

2016-06-28T14:40:47+00:00
WhatsApp chat