fbpx

Como as Olimpíadas podem inspirar o seu sucesso

As Olimpíadas Rio 2016 terminaram com um saldo muito positivo e motivador, afinal, de alguma forma, resgatamos o nosso grito patriótico. Tudo na vida pode representar aprendizado quando nos dispomos a observar, analisar e tirar lições para a nossa melhoria física, intelectual e espiritual. Com essa disposição listei algumas certezas que valem para o esporte e para a vida:

  1. Improvisar é preciso, mas não é a regra

Às vezes é necessário agir de forma súbita, mas a regra é mesmo preparar-se para o jogo. No intuito de alcançar um objetivo, você poderá contornar algumas dificuldades inesperadas, mas é fundamental redirecionar-se para o foco. O improviso é uma ótima ferramenta nas mãos de quem tem preparo para usá-la. Não acredite que você alcançará o que deseja improvisando; prepare-se e treine muito para isso!

  1. Disciplina é fundamental

Um atleta não acontece na sua apresentação, ele vive pelo momento de se apresentar. A motivação é consequência da disciplina na realização das tarefas relevantes para alcançar o que se deseja. A auto-disciplina é um tipo de treinamento do Coaching no qual a pessoa cria novos hábitos, pensamentos e ações, buscando aperfeiçoar habilidades para obter os resultados que procura.

  1. Competir e colaborar podem ter o mesmo sentido

No esporte, no trabalho e até mesmo na vida pessoal somos colocados em situações nas quais é inevitável competir com alguém. O que precisamos ter em mente é que ética e caráter devem estar presente em todos as situações. Competição sadia inclui colaboração e respeito.

  1. Você vai cair e se machucar

O fracasso faz parte do caminho, o obstáculo é teste para a determinação. Dificuldades não podem servir de desculpas para desistir ou adiar seus objetivos, ao contrário, levante-se mais forte a cada tombo e encare a dor como alavanca de superação.

  1. Treino é tudo

Nenhum atleta entra numa competição sem ter treinado exaustivamente. O treino inclui aspectos físicos, mentais e emocionais que precisam ser direcionados ao alcance dos objetivos. Por isso, tanto para o esporte, como para a vida profissional e pessoal, o treinador ou coach é um suporte importante para aprimorar habilidades, manter o foco, insistir no treino e inspirar as pessoas.

Quem não persegue seus objetivos, com coragem e determinação, permanece à mercê do destino, da sorte ou de qualquer outra desculpa que prefira dar. Sucesso exige preparo!

Suely Buriasco
Coaching e Mediação de Conflitos

 

2016-08-23T17:14:28+00:00
WhatsApp chat