fbpx

A sorte segue a coragem

Viver exige audácia, determinação, coragem. Não foi sem razão que o escritor irlandês Oscar Wilde escreveu: “Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas apenas existe”. Existir é acomodar-se, viver miseravelmente em zona de conforto, conformar-se com a insatisfação. Viver é atrever-se, crescer e transformar-se. O respeitado filósofo contemporâneo Mario Sergio Cortella repete essa frase atribuída ao romano Ênio, filósofo romano: “A sorte segue a coragem”.

É bem isso, as pessoas querem ter sorte, mas muitas vezes, não param para pensar que até para ter sorte é preciso competência. Ou seja, a sorte também é um estado que se busca através do desenvolvimento e evolução de habilidades. Ninguém alcança sucesso simplesmente por sorte e sim por desenvolver virtudes capazes de alavancar o seu poder para a conquista almejada. Sorte é mérito!

Quando uma pessoa alcança um cargo melhor, um casamento feliz ou qualquer outra forma de sucesso, costumamos dizer: “Ele tem estrela”. E é possível que tenha mesmo, no entanto, sempre existe algo a mais para que o êxito tenha perpetuidade. Uma carreira profissional exitosa é pautada em grande dedicação que inclui muito preparo e até sacrifícios. A pessoa que tem sucesso profissional é alguém que focou nisso e se aprimorou para a sua execução. Um campeão não acontece simplesmente, ele é moldado com muito treino e preparo.

Também é comum atribuírem à sorte o sucesso dos relacionamentos, dizendo coisas do tipo: “Fulano deu sorte, encontrou a pessoa certa”. Mas será mesmo que podemos atribuir ao destino o encontro de pessoas que vivem harmoniosamente? Penso nisso como um grande contrassenso. Relacionamentos são construídos e se baseiam na decisão de cada um em fazer com que funcionem de forma harmônica e feliz. Assim como em tudo na vida, relacionar-se bem exige treino, foco e muita coragem; um trabalho contínuo de aperfeiçoamento.

Para viver plenamente é preciso enfrentar a nós mesmos, nossos medos e imperfeições. Assumir responsabilidades, trazer para si o ofício de fazer dar certo, fazer acontecer.  É necessário moldar-se, lapidar-se, evoluir, mudar e isso exige muito esforço. Significa enfrentar as próprias crenças, reconhecer o que nos limita e nos libertar. Perder o chão para reencontrar-se, renovar-se e reconstruir-se.

É imprescindível ter coragem para nos tornarmos pessoas de sorte.

Suely Buriasco
Coaching e Mediação de Conflitos

 

 

2016-08-29T15:13:20+00:00
WhatsApp chat