3 condições para se tornar uma pessoa bem sucedida

Postado em 08/05/2017 | 2 comentários

Como ser uma pessoa bem sucedida na vida? De formas variadas escuto essa pergunta de quase todas as pessoas que procuram o Coaching como forma de melhorar suas habilidades e ter maior satisfação pessoal e profissional. Sem dúvida a pergunta é muito boa e merece maior atenção, por isso resolvi enumerar algumas condições básicas.

Antes de continuarmos, penso que seja oportuno refletir sobre o que faz uma pessoa ser bem sucedida e é muito compreensível que esse conceito varie de pessoa para pessoa. Achei interessante uma concepção que ouvi de um cliente: “Muita gente confunde pessoa bem sucedida com rica e famosa. Ser bem sucedido é ter prazer pelo trabalho, é sentir-se bem espiritualmente e com auto-estima”. No entanto, independentemente da sua concepção, acho que podemos concordar que uma pessoa bem sucedida é alguém que se sente bem consigo mesmo, certo?

Como coach ou treinadora trabalho algumas condições para que a pessoa se sinta apta a se tornar uma pessoa bem sucedida. Enumero três básicas:

  1. Acreditar que você pode ser e fazer diferente

Autoconfiança é fundamental para a motivação de mudar resultados. É preciso estar apto para tomar novas decisões que, consequentemente, provocarão a transformação que você almeja em sua vida. Acreditar com sentimento e razão. Melhorar a sua autoestima através da reflexão e do autoconhecimento é, pois, o primeiro passo no caminho de se tornar uma pessoa bem sucedida.

  1. Adquirir conhecimento

Aprender constantemente, aprimorar conhecimentos, buscar melhoria contínua e ininterrupta. Para tanto é essencial entender que a excelência não é a perfeição, e sim, a certeza de que é preciso aprender sempre mais. Avista-se novos horizontes quando se alcança o pico. Assim como definiu Sócrates: “Só sei que nada sei, e o fato de saber isso, me coloca em vantagem sobre aqueles que acham que sabem alguma coisa”.

  1. Prática e repetição

Mas também não basta saber: é fundamental saber fazer. Colocar os conhecimentos em prática de forma repetitiva até que se transformem em comportamentos. Todo treinamento exige repetição, muitas vezes até a exaustão. Uma pessoa bem sucedida já entendeu que a sua mente tem poder para transformar o seu próprio mundo e se coloca no trabalho de desenvolver suas habilidades.

O Coaching trabalha essas condições com ferramentas eficazes que facilitam sobremaneira a capacitação e o empoderamento pessoal. A motivação surge pela dor ou pelo prazer, embora, a dor movimente muito mais. De qualquer forma, o importante é aceitar o desafio de sair do automático e enfrentar as próprias necessidades. Tornar-se uma pessoa bem sucedida exige esforço e dedicação, mas o resultado é extremamente compensador.

 

Suely Buriasco

Coaching e Mediação de Conflitos

www.suelyburiascocom.br

  • Share/Bookmark

Suely Buriasco Recomenda:

2 Respostas para“3 condições para se tornar uma pessoa bem sucedida”

  1. Mário Sérgio says:

    Parabéns, ótimo artigo e muito interessante.

  2. Vania souza silva de Jesus says:

    Gostei muito do artigo estou preciso me espelhar nesse artigo

Deixe um Comentário

Wp Plugin by capn3m0