fbpx

Rede Social – Dicas para utilizar com sabedoria

A comunicação através das redes sociais domina cada dia mais o nosso cotidiano. Até o email tem se tornado obsoleto sendo substituído pelo whatsApp.

Por ser uma forma de comunicação que até um tempo atrás não fazia parte do nosso dia a dia, é comum a sua utilização de forma desastrada. Algumas postagens já causaram, inclusive, a demissão de colaboradores de empresas.

Toda atenção é pouco para se precaver e evitar que o mal uso da tecnologia, principalmente no ambiente de trabalho, lhe cause prejuízos.

Algumas dicas importantes:

1- O grupo de whatsapp da empresa só deve ser utilizado para fins profissionais. Por isso nada de mensagens de bom dia, boa tarde, boa noite. Jamais utilize a ferramenta para fazer piadas, falar mal de algum companheiro de trabalho. A comunicação através dessa ferramenta deve ser objetiva, sucinta e não pode causar constrangimento.
Por mais que hoje em dia o whatsapp permita que você apague uma postagem, preste muita atenção antes de escrever ou enviar fotos para não encaminhar ao grupo errado e causar problemas.

2- A exposição pessoal tornou-se comum nas redes sociais e não é tarefa fácil manter o mínimo de privacidade. Muitos profissionais já foram prejudicados por postagens com comentários sobre política, economia, até futebol. Assim, toda a cautela é recomendada. O correto é manter uma postura apropriada que não traga prejuízo profissional.

3- Muitos erros cometidos nas postagens em redes sociais poderiam ser evitados se as pessoas pensassem um pouco mais antes de escrever e postar fotos.
Por isso jamais utilize as redes sociais para:

  • Fazer comentários sobre o trabalho, os colegas, o chefe ou qualquer pessoa ligada à corporação, incluindo clientes e parceiros
  • Reclamar da rotina profissional, do trabalho ou de qualquer afazer na empresa.
  • Utilizar vocabulário chulo ou inadequado.

4- Toda empresa que se achar prejudicada por uma postagem nas redes sociais pode tomar providências jurídicas contra quem escreveu, se a mesma for vista como prejudicial a sua imagem. Existem casos de processos e demissões por esses motivos. Por isso cautela.

Antes de reclamar, ou escrever qualquer comentário nas redes sociais vale à pena refletir para evitar prejuízos à sua imagem. A sua página na rede é particular, mas lembre-se que a rede é pública. Bom senso é sempre a melhor opção.

Suely Buriasco é mediadora de conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas.

2018-05-02T22:02:43+00:00
WhatsApp chat