fbpx

Mãe – Amor que supera imperfeições

Suely Buriasco

Se para você mãe é tudo igual é melhor rever os seus conceitos. Além das mães não serem todas iguais, tampouco são perfeitas.

As diferenças entre as mães refletem na forma de educar os filhos e, consequentemente, na forma com que eles se comportam.

O importante de refletir sobre “que mãe eu sou?” é que a partir do momento em que uma pessoa se conhece, percebe suas qualidades e defeitos, então inicia transformações que deixam a vida mais leve e feliz.

Listei alguns estilos de mães:

1- Mãe Superprotetora: Se puder coloca o filho numa redoma de vidro; faz tudo por ele. Esse tipo de mãe costuma criar filhos inseguros e incapazes de resolver os próprios problemas.

2- Mãe Autoritária: Gosta de tudo perfeito, vive chamando atenção do filho por exigir comportamento maduro e impecável. Filhos de mães autoritárias podem igualmente desenvolver insegurança, pois, o medo faz parte de sua educação.

3- Mãe Permissiva: Deixa o filho fazer o que quer e diante de uma birra ou falta de educação apenas sorri tímida. Essa forma de educação pode ser muito prejudicial aos filhos que acabam tendo que aprender de forma sofrida que os outros também têm direitos.

4- Mãe Ausente: Dedica pouco tempo ao filho, estando sempre ocupada com o trabalho. Talvez por ter que lidar com muitos problemas, prefere se envolver o mínimo possível com a maternidade. Isso pode gerar inúmeros desacertos na vida do filho por não ter a presença materna norteando seus passos.

5- Mãe Dona da verdade: Jamais dá razão ao filho. Suas opiniões têm que prevalecer sempre, não ouve e, portanto, não desenvolve diálogo. Esse tipo de mãe pode gerar filhos sem poder de decisão e com baixa autoestima.

 

As mães podem não ser perfeitas como as cantadas em prosa e verso, mas no fundo o que elas querem é o melhor para os seus filhos, mesmo nem sempre sabendo como manifestar.

Independentemente de como seja a sua mãe, saiba valorizá-la, compreendê-la e amá-la! E você mãe, independente dos seus erros ou acertos, não se culpe, o amor supera defeitos e imperfeições e é tudo o que mais importa.

2020-05-07T20:32:49+00:00
WhatsApp chat