fbpx

Esforço Evolutivo

Muitos preferem acreditar que a sorte, ou os anjos abram os seus caminhos, crendo que Deus lhes enviará pronto o que necessitam em suas vidas, no entanto, essas realizações devem, necessariamente, ter início no próprio Homem. A evolução humana, seja a nível material ou espiritual, exige um esforço muito grande!

É assim que para ter sorte é preciso competência e para obter auxílio espiritual é preciso buscá-lo. Atraímos a sorte quando nos dispomos a realizar algo com empenho, acreditando que somos capazes e nos envolvendo com fé e determinação. Da mesma forma precisamos acreditar no auxílio do Alto, dispondo nosso pensamento à receptividade dos espíritos superiores ou anjos. Ou seja, o primeiro impulso é sempre nosso!

O progresso em todos os níveis na vida dos Homens representa um desejo inato, é natural, portanto, que corresponda à grande aspiração humana. Todos desejam progredir continuadamente e embora prevaleça ainda na Terra o desejo do progresso material ou financeiro, muitos já compreenderam que a satisfação intima tem por precedente o progresso espiritual. A evolução humana se dá através da somatória dos progressos materiais e morais do Homem. Assim como o progresso profissional exige estudos e dedicação e o pessoal exige muito trabalho e empenho; o moral exige o afastamento dos vícios e imperfeições humanas. Por isso é o mais difícil de ser realizado, afinal livrar-se dos vícios é o maior desafio que se impõe ao Homem e não menos desafiante é cultivar as virtudes. Portanto, não esperemos que nossa evolução aconteça de súbito e muito menos que nos venha sem grande empenho de nossa parte. Disciplinando-se e vencendo-se a si mesmo, o Homem consegue agigantar-se, logrando resultados expressivos e valiosos em todos os campos evolutivos. Esse é um trabalho individual e intransferível do qual infelizmente, muitas vezes nos desviamos e precisamos retomar.  Embora imperfeitos cabe-nos o uso da inteligência para buscarmos um estágio evolutivo que nos propicie a felicidade. Isso me faz lembrar uma célebre frase de Sigmund Freud: “A inteligência é o único meio que possuímos para dominar os nossos instintos.” Como grande conhecedor da natureza humana, o fundador da psicanálise nos alerta para a importância de desenvolvermos nossa inteligência no sentido da evolução que nos afasta dos seres puramente instintivos.

Deixemos o quanto antes, de esperar que o progresso simplesmente aconteça em nossas vidas. Façamos com que ele seja uma realidade constante através do trabalho progressista realizado com o uso de nossa inteligência. A sorte e as bênçãos virão por conseqüência!

Suely Buriasco
suelyburiasco@uol.com.br

2011-01-03T22:31:40+00:00
WhatsApp chat