fbpx

Reconhecendo Sentimentos

Quando nos deparamos com a dor alheia, nosso primeiro ímpeto é apontar soluções cabíveis para ajudar essa pessoa no momento ruim que está passando. Nesse afã não nos falta argumentos, sugestões e julgamentos em relação à situação e as pessoas que a feriram ou, de alguma forma, provocaram esse seu estado.

Interessante que toda a clareza que nos falta em momentos que vivenciamos emoções semelhantes transbordam quando o intento é solucionar o problema dos outros. Entretanto, notamos que na maioria das vezes isso não ajuda em nada e chegamos até a desistir considerando que aquela pessoa não quer ser ajudada, pois não acata as nossas idéias. Claro que a intenção é válida, o que nos falta quase sempre é a disposição para discernir os sentimentos que envolvem a pessoa que sofre e que quase sempre vai muito além do que ela é capaz de narrar. Reconhecer a dor de alguém é uma forma importante de ajudá-la a sair desse processo, mas para tanto é necessário que nos mantenhamos inicialmente na posição de ouvintes. Quando nos atemos a ouvir alguém sem prejulgamentos ou ansiedade pelo desfecho da fala criamos elos de interesse genuíno que nos liga aquela pessoa numa conexão empática capaz de nos fazer entender como aquela pessoa se sente. Os resultados são surpreendentes, pois compreendemos que cada ser é único até mesmo na maneira de encarar situações e sentimentos. Isto é, o modo como o outro vivencia a dor também é diferente do nosso. Assim, enquanto a quisermos ajudar da nossa forma, teremos pouco êxito. É muito comum que a pessoa que enfrenta momentos difíceis só quer que a ouçamos, que a compreendamos; ela quase sempre não precisa de nossas sugestões; o que ela busca é a nossa atenção. Diante de uma situação que realmente gostaríamos de auxiliar, talvez o melhor a fazer é ouvir, demonstrando nosso interesse e  apoio. E mesmo quando chamados a opinar penso que o mais interessante é tentar uma análise em conjunto com o objetivo de auxiliar a pessoa a reencontrar seu equilíbrio emocional, de forma que a decisão parta dela.

Normalmente essas pessoas saem de nossas presenças muito mais fortes, muito mais capazes de resolver suas dificuldades. E nos deixam engrandecidos pela oportunidade de superar os limites de nosso próprio ser para conhecermos perspectivas diferentes de vida.

Suely Buriasco
suelyburiasco@uol.com.br

2010-11-16T15:40:33+00:00
WhatsApp chat