fbpx

Mediação de Conflitos

Conflitos fazem parte da vida humana, pois correspondem a impulsos naturais de defesa e sobrevivência.

Desde que duas pessoas estejam juntas sempre estará estabelecida uma comunicação, seja em palavras, em gestos ou expressões. O que ocorre comumente não é falta de comunicação e sim maneiras equivocadas de se expressar gerando oposições que podem até enveredar para a violência. Saber lidar com conflitos é, assim, de grande importância. Ao cursar pós-graduação em Mediação Transformativa me surpreendi a cada momento em que pude constatar esse universo tão amplo no qual se pode realizar um trabalho incrível em favor de um mundo menos competitivo e mais colaborativo. Procurei a Mediação por acreditar no potencial do ser humano e constatei muito mais que isso; a possibilidade de descortinar em cada pessoa o seu poder de restabelecer uma comunicação eficaz e sadia.

Trata-se de uma forma alternativa para a solução de conflitos desde os mais básicos como rivalidades entre vizinhos ou no ambiente de trabalho, até os mais complexos envolvendo familiares. Corresponde a uma nova maneira de lidar com questões aparentemente de difícil entendimento, trazendo alternativas positivas para todos os envolvidos. Nesse processo o que se busca é a capacitação de cada um na resolução de seus próprios problemas. Desta forma, a Mediação tem por finalidade essencial que todos os envolvidos se sintam ouvidos e atendidos em suas reais necessidades, transformando situações conflituosas em acordos construídos a partir dos interesses de cada um. As vantagens que se demonstram em relação às formas tradicionais de litígio são muitas, entre elas pode-se citar a preservação da relação, a privacidade do processo e a economia de tempo e dinheiro. Explico: na Mediação são as partes que encontram as soluções de seus problemas, as relações tendem então a se harmonizar. É um processo cujo sigilo é acordado em contrato, ou seja, a privacidade das pessoas envolvidas fica totalmente preservada. E, ainda, dando foco no futuro é extremamente rápido, pois, não se prende as razões do problema e sim no que se pode fazer a partir dele. E, finalmente, não recorrendo necessariamente à Justiça ou trabalhando em parceria com ela, torna-se mais econômico e veloz.

Em países como os EUA, a China, o Japão e a Argentina a Mediação já é utilizada há muito tempo, no Brasil ainda é uma profissão nova, mas tem crescido muito nos últimos anos, principalmente nos grandes centros onde já atua em diferentes níveis de conflito com autos índices de sucesso. Pela importância que entrevejo, voltarei a tratar do assunto.

Suely Buriasco de O D Pereira
suelybuiasco@uol.com

2010-06-29T21:15:58+00:00
WhatsApp chat