fbpx

Notícias e Turismo

28 05, 2026

Congresso da ABIME fortalece conexões humanas em Socorro/SP

2026-05-28T21:48:31+00:00

Conhecimento, integração, turismo e valorização humana marcaram o 21º Congresso Nacional da ABIME, promovido pela Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica. O encontro reuniu jornalistas e comunicadores de diversos estados brasileiros na acolhedora cidade de Socorro/SP, consolidando-se como uma experiência enriquecedora de convivência, aprendizado e fortalecimento institucional.

O evento oficial do congresso aconteceu no Hotel Campo dos Sonhos, importante referência turística da região, que acolheu os participantes com excelência e estrutura preparada para receber um encontro dessa relevância nacional. O cerimonialista Inowan Almeida conduziu toda a programação com maestria, elegância e dinamismo, garantindo leveza, organização e excelente interação entre os participantes ao longo do evento.

Tive a alegria de participar como palestrante do congresso com o tema “Educar para a Paz, o Respeito ao Idoso”, palestra inspirada no conteúdo do meu mais recente livro e nas reflexões sobre a necessidade urgente de construirmos uma sociedade mais empática, acolhedora e consciente diante do envelhecimento humano. Falei sobre a importância da educação para o respeito, da valorização da longevidade e da responsabilidade coletiva na proteção emocional e social da pessoa idosa. Em tempos em que cresce a intolerância e o descarte afetivo, falar sobre paz também é falar sobre cuidado, escuta e dignidade.

A programação contou também com a excelente palestra do Sr. Roger Nery sobre Inteligência Artificial, trazendo reflexões extremamente atuais sobre os impactos da tecnologia e suas transformações no universo da comunicação e da sociedade. O Dr. Lafayette Lage apresentou uma importante abordagem sobre os cuidados médicos com a população idosa, tema indispensável diante dos desafios do envelhecimento populacional e da necessidade crescente de acolhimento e qualidade de vida. Outro momento especial foi o pré-lançamento do Selo Turismo Amigo do Idoso, conduzido por Regina Simões, iniciativa que representa um avanço importante na valorização da longevidade e na construção de um turismo mais inclusivo, acessível e humanizado.

A presidente nacional da ABIME Brasil, Vera Tabach, teve atuação fundamental durante todo o congresso. Com dedicação admirável, conduziu a entrega de diplomas de reconhecimento a parceiros, hotéis e autoridades da cidade de Socorro, valorizando pessoas e instituições que contribuem para o fortalecimento do turismo, da comunicação e da integração regional. Também foram homenageados os palestrantes do congresso, enquanto os jornalistas presentes receberam diplomas de participação, gesto que reforça o reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela imprensa e mídia eletrônica em todo o país.

Entre os homenageados esteve o Hotel Village Montana, onde eu e outros associados da ABIME fomos hospedados com extremo cuidado, atenção e hospitalidade. O congresso também contou com a recepção acolhedora do Grinbergs Village Hotel e do Hotel Recanto da Cachoeira, que receberam participantes do evento contribuindo para que todos vivenciassem dias de conforto, convivência e integração.

O congresso proporcionou ainda experiências especiais que destacaram o potencial turístico e cultural de Socorro/SP. Entre os momentos marcantes esteve o encontro realizado no Hotel Dona Paschoalina, que reuniu autoridades, jornalistas e convidados para um momento histórico ligado ao desenvolvimento do enoturismo na região. O plantio simbólico das mudas de uva Syrah representou um importante passo para fortalecer as experiências turísticas e gastronômicas locais, unindo tradição, inovação e desenvolvimento regional. Os participantes também realizaram visitas aos pontos turísticos da cidade, conhecendo mais profundamente as riquezas naturais, culturais e gastronômicas de Socorro.

Faço questão de destacar ainda a atenção dos proprietários da Rede dos Sonhos, Sr. José Fernandes e Sra. Jaqueline Franco, cuja hospitalidade exemplar fez toda diferença na experiência dos convidados. Socorro mostrou não apenas sua beleza natural e potencial turístico, mas também sua capacidade rara de acolher pessoas com gentileza, profissionalismo e afeto.

A dedicação da querida Vera Tabach merece reconhecimento especial. Seu empenho, cuidado e compromisso foram decisivos para que o congresso alcançasse tamanho sucesso. E alcançou. O evento uniu conhecimento, turismo, comunicação, relacionamento humano e valorização cultural de forma extremamente harmoniosa. Mais do que um encontro institucional, o 21º Congresso Nacional da ABIME tornou-se uma experiência de integração e fortalecimento de vínculos entre profissionais de diferentes regiões do Brasil.

Congresso da ABIME fortalece conexões humanas em Socorro/SP2026-05-28T21:48:31+00:00
23 04, 2026

Socorro recebe Convenção da ABIME e lança selo inédito voltado ao Turismo da Longevidade

2026-04-23T03:09:02+00:00

Por Suely Buriasco

A estância turística de Socorro se prepara para sediar um movimento que considero emblemático para o turismo brasileiro. No dia 27 de maio de 2026, o município recebe a Convenção da ABIME, ocasião em que será lançado oficialmente o Selo Turismo Amigo do Idoso, uma iniciativa pioneira voltada ao chamado Turismo da Longevidade.

Socorro já é reconhecida por sua estrutura acessível e por uma vocação natural para o turismo inclusivo. Ao acolher esse projeto, fortalece seu posicionamento estratégico e reafirma seu protagonismo em um cenário que exige, cada vez mais, preparo, sensibilidade e visão de futuro.

A entrega do selo ocorrerá durante a convenção presidida por Vera Tabach, que também integra o Conselho de Turismo do Estado de São Paulo. Trata-se de uma iniciativa que nasce com consistência, dentro da Comunidade Parceiros do Turismo 50mais, idealizada por Maria Regina Montalvão Simões, cuja atuação é direcionada a esse público em expansão.

O projeto reúne profissionais de destaque no setor, entre eles Aline Reina e Silvia Triboni, esta última reconhecida como uma das principais referências nacionais no tema.

Mais do que um reconhecimento simbólico, enxergo o selo como um movimento de maturidade do mercado. A proposta é clara: estabelecer um padrão de qualidade e confiança para o público 50mais, certificando empresas que demonstram preparo real, não apenas discursivo, para atender às demandas desse perfil de viajante.

Como destacam as gestoras do projeto, “o selo representa uma validação de mercado. É uma forma de garantir que aquele serviço foi pensado e estruturado por quem entende profundamente as necessidades do público 50mais”. E aqui reside o diferencial, não se trata de intenção, mas de entrega.

A expectativa é de continuidade, o que considero essencial para a consolidação da proposta. Uma nova edição da premiação já está prevista para setembro de 2026, com o objetivo de estabelecer um calendário recorrente e ampliar o alcance da certificação em todo o país.

Quando o turismo compreende o tempo da vida, ele deixa de ser apenas deslocamento e passa a ser experiência com sentido. E isso, sem dúvida, é um avanço que merece atenção.

Serviço

Evento: Lançamento do Selo Turismo Amigo do Idoso na Convenção ABIME 2026
Data: 27 de maio de 2026
Local: Hotel Fazenda Campos dos Sonhos, Socorro (SP)
Próxima edição do selo: setembro de 2026

Socorro recebe Convenção da ABIME e lança selo inédito voltado ao Turismo da Longevidade2026-04-23T03:09:02+00:00
14 12, 2025

Natal da Paz no Theatro Municipal — Uma noite de celebração, encontros e emoção compartilhada

2025-12-15T03:44:58+00:00

O Theatro Municipal de São Paulo, esse monumento vivo da nossa cultura, abriu suas portas com a grandeza que lhe é própria para receber o Natal da Paz, um evento que combinou delicadeza institucional, arte de alta performance e o espírito caloroso que marca esta época do ano. O cenário, já imponente por natureza, ganhou ainda mais brilho com a presença de autoridades, representantes da sociedade civil e convidados que acreditam no poder transformador da cultura.

Fui recebida, com distinção e gentileza, pela anfitriã da noite, Dra Angela Gandra, Secretária Municipal de Relações Internacionais, que conduziu cada momento com a precisão de quem compreende profundamente a relevância de promover a paz por meio de iniciativas simbólicas e agregadoras. Também marcaram presença a Sra Sandra Sabino, Secretária Municipal de Saúde, a Sra Regina Célia da Silveira Santana, Secretária Municipal de Direitos Humanos e Cidadania, a Sra Dika Vidal, Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência, e a Sra Regina Maria Silvério, Secretária Adjunta de Gestão. Cada uma, à sua maneira, reforçou o compromisso de São Paulo com políticas públicas humanizadas e integradas.

A noite também proporcionou encontros internacionais significativos. Tive a honra de conhecer a Cônsul do Japão Sra. Yoriko Suzuki e reencontrar o Cônsul-Geral do Equador, diálogos que reforçam como a cidade se posiciona globalmente na construção de pontes culturais e institucionais. Da esfera da sociedade civil, estiveram presentes a Sra Ana Karin Andrade, presidente do Instituto Mulheres Solidárias e da APVPESP, além das Embaixadoras do Autismo, Maria Luiza e Ana Maria, da sempre atuante Andrea Bussade e da atriz Rosana Pena, todas figuras que têm ampliado o impacto social de suas causas com dedicação exemplar.

O coquetel que antecedeu o espetáculo foi um capítulo à parte: refinado, acolhedor e estratégico na promoção de conexões genuínas. Após esse momento de confraternização, a Secretária Angela Gandra ofereceu suas palavras de boas-vindas aos convidados e, em um gesto simbólico e afetuoso, nos convidou a cantar juntos “Natal Todo Dia”, criando um clima de unidade que ecoou por todo o saguão.

No palco, a noite se desdobrou em pura excelência artística. A soprano Carmen Monarcha emocionou com sua voz potente e interpretação impecável, seguida pelo colorido vibrante e contagiante do Grupo Mawaca, que trouxe diversidade sonora e alegria. Para encerrar em grande estilo, a cantora Simone entregou uma performance memorável de “Então é Natal”, enchendo o Theatro Municipal de emoção, nostalgia e brilho; um fechamento digno de um evento que fez jus ao nome que carrega.

O Natal da Paz consolidou-se como mais do que um espetáculo. Foi um encontro institucional, cultural e humano que reafirmou valores essenciais: diálogo, acolhimento e a celebração da vida em comunidade. Uma noite ímpar, harmonizada entre tradição, arte e propósito.

Natal da Paz no Theatro Municipal — Uma noite de celebração, encontros e emoção compartilhada2025-12-15T03:44:58+00:00
25 08, 2025

O Casal Mais Sexy da América: quando o palco celebra a arte, a maturidade e os reencontros

2025-08-25T18:58:48+00:00

Vera Fischer estreia “O Casal Mais Sexy da América” e emociona. Reflexões inteligentes e bem-humoradas sobre o envelhecer.

A estreia da peça “O Casal Mais Sexy da América”, estrelada pela diva Vera Fischer, ao lado de Leonardo Franco e Vitor Thiré, sob a direção sensível e premiada de Tadeu Aguiar, emocionou o público. A montagem, escrita por Ken Levine, chega para iluminar o tema do envelhecimento com inteligência e humor refinado. O Teatro Liberdade, na capital paulista, tem tudo para alcançar mais uma vez lotação máxima, tal como na estreia, em reconhecimento a um espetáculo de grande qualidade.

No palco, acompanhamos uma trama que mostra como a passagem do tempo transforma as relações e impõe novos olhares sobre a vida, os afetos e os papéis que cada um ocupa, especialmente após os sessenta. Mais do que uma comédia envolvente, a peça provoca uma reflexão necessária sobre a maturidade, lembrando que envelhecer também é acumular histórias, aprendizados e novas possibilidades.

Nossa presença foi gentilmente proporcionada pela produção e pela querida Ana Karin Andrade. Depois do espetáculo, participamos do coquetel de estreia, uma celebração calorosa em que estivemos com a diva Vera Fischer, todo o elenco e produção. Reencontrei amigos queridos, madrinhas e padrinhos do Instituto Mulheres Solidárias e comemoramos juntos. Entre os presentes, estavam atrizes e atores que prestigiaram a noite, como Sílvia Pfeifer, Taumaturgo Ferreira e tantos outros nomes que abrilhantaram ainda mais o evento.

Foi, sem dúvida, uma noite inesquecível de cultura, reencontros e reflexões que tocam a todos nós.

O Casal Mais Sexy da América: quando o palco celebra a arte, a maturidade e os reencontros2025-08-25T18:58:48+00:00
24 04, 2025

Brasil na COP 30: o compromisso com o planeta e a força da economia circular

2025-04-24T01:13:34+00:00

A contagem regressiva para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas já começou. Nos dias 6 e 7 de novembro, Belém do Pará sediará a COP 30, reunindo lideranças mundiais em torno de um desafio que é comum a todos: combater as mudanças climáticas e preservar o futuro da vida no planeta.

O Brasil, com sua enorme biodiversidade e relevância geopolítica, tem uma oportunidade única de reafirmar sua responsabilidade ambiental. O mundo espera uma postura firme e inovadora, alinhada às metas do Acordo de Paris e baseada em soluções sustentáveis que promovam o desenvolvimento sem comprometer os recursos naturais.

Um dos nomes que vêm se destacando nesse cenário é o do especialista Marcelo Souza, presidente do Instituto Nacional de Economia Circular (INEC). Tive a grata oportunidade de estar presente em palestras suas e no lançamento de seu mais recente livro, Reciclagem de A a Z, na FIESP — um evento enriquecedor que reuniu grandes especialistas e reafirmou a importância da economia circular como caminho real para a transformação que desejamos.

Marcelo tem sido uma voz lúcida ao defender que o momento exige mais que promessas: exige ação estratégica. Ele lembra que, segundo o Relatório de Riscos Globais de 2025, do Fórum Econômico Mundial, os maiores desafios da próxima década estão ligados a crises ambientais, como eventos climáticos extremos e desastres naturais. E alerta: “A economia circular é uma das poucas alternativas verdadeiramente viáveis para enfrentarmos esse cenário com resiliência”.

Na prática, trata-se de um novo modelo produtivo e de consumo que transforma resíduos em recursos, valoriza a longevidade dos produtos e repensa processos de forma regenerativa. É possível crescer e preservar ao mesmo tempo — e o Brasil pode liderar esse movimento.

Na COP 30, o país terá não apenas o dever de assumir metas mais ambiciosas, mas também a chance de mostrar ao mundo que é possível unir sustentabilidade e desenvolvimento econômico. Esse será, sem dúvida, um dos grandes temas em debate, e a contribuição brasileira pode inspirar mudanças globais.

Brasil na COP 30: o compromisso com o planeta e a força da economia circular2025-04-24T01:13:34+00:00
22 11, 2024

Celebração do Prêmio de Sustentabilidade Skal 2024

2024-11-22T02:20:02+00:00

Em celebração ao Prêmio de Sustentabilidade Skal 2024, na categoria “Turismo Acessível”, concedido à Rede dos Sonhos na Turquia, estive presente no Hotel Intercity Paulista, no último dia 21, ao lado de Mário Sérgio e Vera Lang, representando a ABIME – Associação Brasileira de Imprensa e Mídia Eletrônica.

A Rede dos Sonhos, composta pelos resorts Campo dos Sonhos, Colina dos Sonhos, Terra dos Sonhos e Parque dos Sonhos, localizados no interior do Estado de São Paulo, com destaque para a cidade de Socorro, foi reconhecida por sua atuação alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). O prêmio foi entregue ao Diretor Geral, José Fernandes Franco, e à Diretora Executiva, Jaqueline Franco.

Durante o evento, a apresentação da Sra. Jaqueline Franco destacou o compromisso e a atenção da Rede dos Sonhos com cada detalhe de suas atividades e ações, o que legitimou a conquista desse prestigiado reconhecimento.

É essencial ressaltar que o turismo acessível transcende questões técnicas e estruturais, refletindo inclusão, empatia e, acima de tudo, humanidade.

Parabéns à SKAL Internacional, através de seu Presidente Aristides Cury, pela feliz escolha e à Rede dos Sonhos, nas pessoas de seus Diretores José Fernandes e Jaqueline Franco por essa honrosa premiação, que inspira e valoriza um turismo verdadeiramente inclusivo e sustentável.

Celebração do Prêmio de Sustentabilidade Skal 20242024-11-22T02:20:02+00:00
19 11, 2024

Turismo em São Paulo ganha novo impulso com a revitalização do Café Girondino

2024-11-19T02:00:57+00:00

São Paulo, uma cidade que não para de se reinventar, ganha mais um marco para fortalecer seu turismo cultural e gastronômico. O icônico Café Girondino reabriu suas portas no centro histórico da capital paulista neste mês de novembro, após cinco meses fechado. Fundado em 1875 por uma família francesa, o café é um verdadeiro símbolo da história paulistana. Sob a gestão da Fábrica de Bares, responsável por outros pontos icônicos da cidade como o Bar Brahma e o Riviera, o Girondino combina tradição e modernidade para encantar turistas e moradores.

Em conversa com Felippe Nunes, que trabalha na casa desde 2001, pude colher informações interessantes em relação à importância do local: “O Café Girondino contém muitas histórias de vida. Durante o fechamento, as pessoas se mobilizaram para a reabertura, e conseguiram mais de 200 mil assinaturas. O apoio foi emocionante.” Segundo Nunes, o café é mais que um ponto gastronômico; é um espaço que faz parte da memória afetiva de São Paulo.

Revitalização do Centro como polo turístico

A reabertura do Café Girondino ocorre em um momento estratégico para o centro de São Paulo. A Prefeitura, com iniciativas como a Lei nº 18.065, de 2023, busca revitalizar áreas históricas e transferências do turismo. Entre os benefícios estão a isenção parcial de IPTU e a redução de ISS para obras no Triângulo SP e no Quadrilátero Central. Essas ações, além de atrair novos negócios, transformam o centro em um polo cultural e gastronômico vibrante.

Um cardápio para todos os momentos

O novo cardápio do Café Girondino é um convite para qualquer ocasião – de um café da manhã a um jantar sofisticado. As opções vão desde os clássicos de vitrine, como a famosa coxinha de requeijão e o pudim, até pratos elaborados como o confit de pato com aligot. A casa também oferece menus executivos práticos e acessíveis, ideais para quem trabalha na região.

No nosso caso, conseguimos unir trabalho e lazer em um almoço muito agradável. O prato do dia, paleta de cordeiro, foi uma escolha certeira, e as sobremesas despertam o desejo de experimentar todas. Entre as opções, destacam-se a calda de café, o quindim, o arroz doce e, claro o famoso pudim Girondino.

Um ponto de encontro e cultura

Além da sua rica gastronomia, o Café Girondino promete tornar um ponto de encontro cultural no Largo São Bento. A casa planeja expandir o atendimento para a calçada, criando um ambiente ao ar livre com programação de música e exposições. Parcerias estratégicas, como o Museu do Café de Santos, também reforçam seu papel na preservação da história do café no Brasil.

Tradição que um passado e presente

Felippe Nunes ainda ressalta que o Café Girondino não é apenas um restaurante, mas um lugar perfeito para momentos especiais. “Seja para um lanche ou uma reunião, é impossível não se encantar com a história que permeia cada detalhe do espaço.”

O renascimento do Girondino exemplifica como São Paulo consegue preservar suas raízes enquanto abraça o novo. A reabertura deste ícone histórico não apenas enriquece a experiência turística, mas também reforça a conexão dos paulistanos com sua cidade. Seja para um brunch, uma reunião de negócios ou um almoço entre amigos, o Café Girondino é um convite a vivenciar o melhor de São Paulo em todos os sentidos.

Turismo em São Paulo ganha novo impulso com a revitalização do Café Girondino2024-11-19T02:00:57+00:00
16 11, 2024

Grupo Menos é Mais dá Show no Espaço UNIMED

2024-11-16T22:16:34+00:00

O mercado de shows desempenha um papel fundamental no desenvolvimento econômico e cultural da cidade de São Paulo. Reconhecida como um dos maiores polos de entretenimento da América Latina, a cidade atrai artistas nacionais e internacionais, movimentando uma vasta cadeia produtiva que inclui produtores, técnicos, fornecedores de equipamentos, segurança, e profissionais da hospitalidade, como hotéis e restaurantes. Além disso, os eventos musicais e artísticos fomentam o turismo, atraindo visitantes de diferentes regiões e contribuindo para a geração de empregos e arrecadação de impostos. Culturalmente, os shows promovem o acesso à arte, fortalecem a identidade paulistana e reforçam o papel de São Paulo como um vibrante centro global de criatividade e inovação.

Recentemente, fui convidada pela GH Music para prestigiar o Show do Grupo Menos é Mais no Espaço Unimed. Foi uma experiência incrível, onde cerca de 8.000 pessoas se divertiram em um ambiente organizado, acolhedor e extremamente saudável. A energia do público, somada ao talento do grupo, fez da noite um verdadeiro espetáculo. Meu agradecimento especial ao Andriws e a todos os envolvidos na realização desse evento impecável, que reflete o quanto São Paulo continua sendo referência no cenário de grandes produções musicais.

Grupo Menos é Mais dá Show no Espaço UNIMED2024-11-16T22:16:34+00:00
23 10, 2024

Evento da CAVES reune lideranças em ambiente histórico

2024-10-24T00:51:15+00:00

Ao visitar o restaurante Fazenda Churrascada, um verdadeiro ponto turístico da cidade de São Paulo, você terá uma experiência única. Conhecido como a “Disney do Churrasco”, o local está situado num imóvel histórico e tombado, que já foi residência do Regente Feijó (1784-1843). A Fazenda Churrascada, no bairro do Morumbi, impressiona pelo seu amplo espaço de 8 mil metros quadrados, onde fica a charmosa Casa da Fazenda.

O ambiente é simplesmente encantador. Com mesas ao ar livre, o restaurante está integrado aos jardins exuberantes da fazenda e a uma bela casa colonial, que remete ao passado histórico do Brasil. Sempre me encantou resgatar o passado e revisitar fatos históricos que ajudam a moldar nossa compreensão do presente.

O Fazenda Churrascada também se destaca como um local de referência para grandes eventos, reforçando sua relevância além da gastronomia. No dia 22 de outubro, o restaurante foi palco de uma importante reunião da diretoria do CAVES, presidida pelo senhor Fauzi Hamuche, que reuniu grandes lideranças políticas. Entre os presentes estavam o ex-Presidente Bolsonaro, o ex-Presidente Michel Temer, o Governador Tarcísio de Freitas, Secretário de Turismo do Estado de São Paulo Roberto de Lucena e a vereadora Edir Sales todos manifestando apoio à candidatura do Prefeito Ricardo Nunes sempre acompanhado da belíssima primeira dama Regina Nunes e do candidato a vice Cel Mello Araújo.

Além das grandes lideranças políticas, registro com carinho a presença de várias figuras ilustrativas que abrilhantaram ainda mais a ocasião. Entre eles o Sr. Lino, assessor de gabinete da Prefeitura de São Paulo; a Sra. Ana Karin, Presidente do Instituto Mulheres Solidárias; colunista Ovadia Saadia, o escritor Cesar Romão, o jovem e promissário prefeito de Guarulhos Guti Costa e a Secretária Adjunta da Pessoa com Deficiência Sra. Dika Vidal.

Também marcaram presença o vereador Fernando Jurado, de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul, os empresários Mário Sérgio Dorneles Pereira e Maurício Macedo, além de um grupo de amigos especiais, como Vera Tamer, Marly Lamarca, Zaine Assaf, Aylon Kelley, Filó Pereira, Silviah Melo, Cláudia Daud Azhoul, Latifa Kadri, Gelma Franco, Pedro Rabelo e Isadora, Jornalista Sérgio e Patrícia Redó entre outros . Foi um evento que reuniu personalidades importantes de diferentes áreas, em um ambiente acolhedor e histórico, reforçando a importância das relações e parceria.

Expresso meus agradecimentos especiais à Sra. Jamile Zaguir e toda diretoria do CAVES, pelo gentil convite. Foi uma honra estar presente em um momento que reuniu grandes lideranças e personalidades em um espaço tão especial.

Evento da CAVES reune lideranças em ambiente histórico2024-10-24T00:51:15+00:00
WhatsApp chat