fbpx

Lideranças femininas assumem presidência da APDESP e APVPESP em cerimônia na Alesp

Na manhã do dia 7 de maio de 2025, estive na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo para prestigiar um evento que considero emblemático para o fortalecimento da presença feminina na gestão pública: a cerimônia de posse das novas diretorias da Associação de Primeiras-damas do Estado de São Paulo (APDESP) e da Associação de Prefeitas e Vice-prefeitas do Estado de São Paulo (APVPESP), realizada no Auditório Franco Montoro.

A mesa solene foi composta por mulheres que representam com excelência o comprometimento com a causa pública. A então presidente da APVPESP, Ruth Almeida, e a presidente da APDESP, Luana Pocay oficializaram a posse da nova diretoria das entidades. Assumiram as presidências, respectivamente, a ex-prefeita de Cruzeiro, Ana Karin Andrade, à frente da APVPESP, e a primeira-dama da cidade de São Paulo, Regina Carnovale Nunes, na liderança da APDESP.

Compuseram também a mesa a vereadora Edir Sales, a promotora de Justiça Dra. Fabíola Sucasas, e a presidente executiva da UVESP, Silvia Melo, reforçando o diálogo entre o legislativo, o judiciário e a sociedade civil. Outras lideranças femininas também estiveram presentes, como a advogada e articuladora política Dra. Kátia Boulos, representando o Conselho da Condição Feminina do Estado de São Paulo, e Silvana Herrera, vice-presidente do Instituto Mulheres Solidárias.

Também marcaram presença muitas amigas, madrinhas do Instituto Mulheres solidárias, a citar: Dra Marly Lamarca, empresária Priscila Bornschegell, a atriz Renata de Paula, Cris Gouveira, Zaine Assaf entre muitas outras queridas.

A cerimônia foi marcada por falas emocionadas, homenagens e pela presença de lideranças de diversas regiões. Foi um momento de exaltação à sororidade, ao diálogo e à construção coletiva de uma política mais humana e inclusiva.

Durante a solenidade, vivi também um instante de grande emoção ao presenciar a entrega de uma Menção Honrosa às meninas Maria Luiza Machado e Ana Maria Machado, que também foram agraciadas com o título de Embaixadoras dos Autistas pelo Instituto Mulheres Solidárias, APDESP e APVPESP. O reconhecimento, entregue por Ana Karin Andrade, celebrou a delicadeza, empatia e o exemplo dessas meninas que, desde cedo, já se destacam pelo envolvimento com causas sociais e pela mensagem de acolhimento que representam. Um momento tocante, que emocionou a todos os presentes e reforça o poder do amor e da solidariedade em qualquer idade.

Em seu discurso de posse, Ana Karin Andrade reafirmou seu compromisso com a valorização da mulher na política. Com uma trajetória marcada por pioneirismo, foi a primeira prefeita eleita e reeleita na cidade de Cruzeiro, a primeira mulher a presidir o CODIVAP (Consórcio de Desenvolvimento Integrado do Vale do Paraíba), e responsável por ações sociais de destaque, como o Disque-Denúncia de Combate à Prostituição Infantil. Reconhecida por sua atuação humanitária, é Embaixadora da Paz pela UPF, Embaixadora da Cultura pela Academia William Shakespeare e Embaixadora do Ballet para Cegos.

Já Regina Nunes, ao assumir a presidência da APDESP, reafirmou seu compromisso com as causas sociais e com o fortalecimento da atuação das primeiras-damas no apoio a projetos voltados às famílias e à inclusão social, defendendo o protagonismo feminino na construção de políticas públicas em todo o estado.

Como mediadora de conflitos e consultora de vida, carreira e família, acredito profundamente na importância de incentivar a escuta ativa, o respeito às diferenças e o olhar empático — valores que reconheci nas falas e atitudes das novas presidentes empossadas. Foi inspirador testemunhar o quanto a força feminina, quando aliada à sensibilidade e ao propósito, pode transformar realidades.

Saí de lá com a esperança renovada de que estamos, sim, avançando para uma sociedade mais equitativa, onde as mulheres não apenas ocupam cargos, mas imprimem neles um novo significado: o de liderar com humanidade.

 

2025-05-09T20:02:19+00:00
WhatsApp chat