Vivemos em um mundo conturbado, estressante e, até mesmo, cruel. Diante de tanta rebeldia, muitas vezes, as coisas fogem ao nosso controle, mas uma coisa é certa, quando se trata da sua vida as rédeas são suas. Você não controla pessoas e situações, mas certamente, pode controlar a forma como age na sua própria vida.
Se você está buscando paz interior, essas dicas são preciosas:
- Viva o presente
A incapacidade de se livrar do passado, bem como as preocupações com o futuro são responsáveis pela agonia que configura verdadeira falta de paz. Foque no presente, viva com plenitude o dia de hoje, valorizando tudo de bom que você possui.
- Perdoe
O perdão é fundamental para o desenvolvimento da harmonia mental. Se você não perdoar a si mesmo vai corroer o auto-respeito, confiança e auto-estima. Se você não perdoar os outros vai carregar lixos na alma que, pouco a pouco, tomarão conta da sua vida. A falta de perdão é sempre uma condenação sumária e dolorosa. Livre-se da culpa e da mágoa antes que elas o firam letalmente.
- Aceite
Mude o que está nas suas mãos e aceite o que você não pode mudar. A vida sem aceitação é um poço que se afunda em revolta e desespero. Dê o seu melhor para promover as mudanças que deseja e tire sempre de tudo o lado bom e o aprendizado. Lembre-se: você não pode mudar os outros, mas pode mudar a forma de encará-los.
- Seja otimista
O otimismo não é a negação da realidade e sim uma forma de lidar com ela. Opte sempre por ver o lado bom das situações e pessoas. Assim como escreveu Carlos Drummond de Andrade: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Escolha a melhor parte de tudo e acredite na sua possibilidade de superação.
- Cultive os bons sentimentos
Olhar as coisas e pessoas com benevolência por si só já provoca harmonia. A gentileza, amabilidade e solidariedade são sentimentos que edificam e harmonizam a mente. A prática da gratidão é um treinamento que promove luz e paz interior.
“Aconteça o que acontecer na sua vida, não perca a sua paz interior, ela é a força que você precisa para manter-se em equilíbrio mesmo durante as piores tempestades”. Essa afirmação do Dalai Lama é um convite precioso à reflexão. Espero que essas dicas conduzam você.
Luz e paz!
Suely Buriasco
Coaching e Mediação de Conflitos