fbpx

Arquivos Mensais: fevereiro 2011

28 02, 2011

Ele trai e pede perdão. E você?

2011-02-28T19:08:10+00:00

Por Suely Buriasco

Seu relacionamento já não anda bem há algum tempo, sempre que você tenta conversar acabam brigando; então você também desiste. A situação se arrasta sem solução até que você descobre que seu marido tem um caso e o seu chão desmorona. O choque parece não ser só seu, porque seu parceiro entra em desespero e implora seu perdão. Faz mil promessas e pede para você levar em contas coisas do tipo como o tempo em que estão juntos, os filhos e assim por diante. Então você para e pensa: “E eu? Como retornar à vida?”

Não é por ser um fato tão corriqueiro em nossa sociedade que se pode ser banalizado, afinal existe muita dor envolvida nisso. Sentir-se enganado em qualquer tipo de relacionamento é cruel, mas quando a traição parte de alguém tão intimamente ligado; é uma dor asfixiante que merece todo respeito. Mas também posso dizer acertadamente que muitas mulheres passaram por isso e conseguiram vencer, saindo ainda mais fortes e resolutas dessa provação.

O arrependimento do cônjuge, num primeiro momento, pode parecer falso e, com certeza, ele terá que se esmerar para provar isso á você, afinal, os elos de confiança se desmancharam.  Também é um momento tão delicado que você pode até estar pensando que seria melhor que ele fosse embora e a desobrigasse de tomar essa decisão. Claro que cada ser humano é único, mas reflitamos em índices para termos uma idéia: A potência sexual no homem tem um apelo muito forte, representando quase que sua identidade. Infelizmente é comum que em algum momento da vida, por inúmeras razões, sintam-se inseguros quanto a sua masculinidade e procurem prová-la através de casos extraconjugais. Costumam dizer que os faz sentir potentes e cheios de vida, mas que não passa disso. Dessa forma, existe grande chance de seu marido estar sendo sincero e que tudo o que aconteceu não tenha mesmo passado de “fantasia” para ele. O inquestionável é que seu marido não foi procurar o que não encontrou em você, ele busca o que não tem em si mesmo!

No entanto, o que soa de mais urgente é a questão: e você? Porque a pessoa mais importante da sua vida é você mesma! Então essa é a grande resposta que deve buscar. Eu sugiro que procure inicialmente avaliar o que seria a sua vida se ele fosse embora realmente. Projete em seu pensamento como se você se visse de fora; então, o que viria? Estaria melhor, pior ou do mesmo jeito que está agora? Faça o mesmo imaginando que você põe um fim nesse casamento, não quer mais a partir de agora; e então, como se vê nessa situação? Consegue imaginar como se sentiria diante das consequências dessa sua atitude? E finalmente, continue olhando-se como se assistisse a sua própria vida e pense em você dando uma nova chance para esse casamento. Como seria ficar com ele? Você só enxerga como tem sido ou consegue vislumbrar maneiras diferentes? Se você não conseguiu fazer esse exercício, tente novamente, ele a ajudará a separar a emoção da razão, dando-lhe maior possibilidade de escolha lúcida. Você entende o quanto as suas emoções têm influenciado a sua vida? É compreensivo depois de seu trauma!

Nossa vida se desencadeia através de nossas escolhas, por isso, precisamos estar atentos a elas. Independente de qual for a sua, tenha em mente que fará tudo para sentir-se melhor e mais feliz na vida. Isso é o importante! Portanto, arregace as mangas e comece logo o trabalho de procurar maior satisfação para você mesmo, determine que o tempo de chorar já acabou; construa novos tempos para você.

Trabalhe a sua auto-estima, sentindo-se uma pessoa especial, capaz de grandes feitos! Você pode agir nesse sentido, aliás, só você o pode!

Ele trai e pede perdão. E você?2011-02-28T19:08:10+00:00
15 02, 2011

Reconstrução após a separação – Assista a entrevista

2011-02-15T14:04:30+00:00

Clique na imagem a assista o bate papo entre Suely Buriasco e Suzy Camacho para o programa Família em Foco da TV Aparecida. O assunto: Reconstrução após a Separação.

Reconstrução após a separação – Assista a entrevista2011-02-15T14:04:30+00:00
8 02, 2011

Formatura da Primeira Turma de Mediação de Conflito

2011-02-08T19:39:23+00:00

Dia 6 de fevereiro último terminou o curso de Mediação de Conflitos no Instituto Libera Limes em Campo Grande. Formou-se, assim, a primeira turma de mediadores de conflito do Mato Grosso do Sul.
Foram quatro encontros de estudos intensos, onde a dedicação ao aprendizado ficou evidenciada nesses alunos que superaram vários obstáculos para merecerem o certificado de mediadores que hoje lhes é de direito.
Queridos mediadores; novos desafios virão e com eles mais crescimento rumo à pacificação e valorização da relação tendo por base o conhecimento ora adquirido dessa forma alternativa de resolução de conflitos. Tenho plena certeza de que vocês estão prontos para isso!

Minha gratidão

Suely Buriasco

[nggallery id=3]

Formatura da Primeira Turma de Mediação de Conflito2011-02-08T19:39:23+00:00
2 02, 2011

Ele é casado; e agora?

2011-02-08T20:15:00+00:00

*Por Suely Buriasco

Você está toda entusiasmada com o rapaz que acabou de conhecer, afinal ele se mostrou tão cordial, educado e atencioso.

Pode até não ser um galã, mas você adorou estar com ele! Então resolve saber um pouco mais e acaba descobrindo que é casado. E agora? Contenha a indignação, pois, essa história além de comum tem gerado muitos conflitos existenciais!

Não me refiro aqui às oportunistas, mas sim às mulheres bem resolvidas, normalmente entre na casa dos quarenta, independentes financeiramente, que almejam viver um relacionamento mais maduro, mas  acabam se desiludindo e o que é pior, desacreditando na possibilidade de refazer a sua vida afetiva. O que considero total contra-senso, afinal, não se pode generalizar dignidade, ética caráter.

Feito esse pequeno parênteses, continuamos.
De princípio ser “a outra” não era o seu objetivo, mas ele continua lhe procurando e, embora quisesse negar, você está gostando muito disso.

Vencer conflitos interiores é sempre muito penoso porque são idéias pessoais que se debatem gerando aflição, medo e culpa. É como se dois seres se instalassem dentro de você; um diz que não deve; outro que mesmo assim você quer tanto!

Não há como viver de forma sadia sem resolver essa questão, mas ninguém poderá dizer-lhe o que fazer a não ser você mesma. Portanto, refletir sobre a situação é um ótimo começo no sentido de tomar a decisão que mais a satisfaça.

Você pode optar por fingir que não sabe de nada e se fazer de boba diante das desculpas dele em manter o relacionamento em segredo; pode contar a ele que sabe e encarar o caso de vocês como algo passageiro; pode ainda aceitar as argumentações dele em relação ao porque de não terminar o casamento ou, também, pode chegar à conclusão que não é isso que quer e acabar tudoCada ser humano é único e, portanto, só você pode saber qual opção é melhor na sua vida. Mas algumas considerações podem ser feitas no sentido de encontrar resposta para uma questão básica: qual a possibilidade desse relacionamento fazê-la feliz?

Muitos são os depoimentos masculinos em relação à própria infidelidade e, na grande maioria, eles não se intimidam em demonstrar desprezo pelo caso extraconjugal, considerando-o apenas como um escape à rotina do casamento. Alguns demonstram total desrespeito a si mesmos, encontrando no adultério um meio de se auto-afirmarem. É ainda esse o caso dos homens que alegam não conseguir sair de um casamento ruim, afinal, ninguém pode ser obrigado a viver com outra pessoa sem que essa seja a sua vontade. Também há os que realmente se apaixonam e optam por terminar o casamento e assumir a nova relação, embora em escala muito menor.

Várias são as conclusões de estudos sobre a famosa infidelidade masculina, mas a questão é: vale a pena “pagar para ver”? Sendo o outro uma incógnita, bom mesmo é focar a atenção em você mesmo e no que realmente quer desse relacionamento.

Independente da escolha que fizer, lembre-se sempre que o importante é nunca se desrespeitar, imputando-lhe situações inconvenientes ao seu modo de pensar, pois que lhe fariam sofrer. Busque assim a coerência em suas idéias e ações, jamais se permitindo a coação. E nunca perca a esperança, nem aceite que outra pessoa, seja quem for, tire a sua vontade de perseverar naquilo que lhe faz bem à alma e ao coração.

Pense: você é a pessoa mais importante desse relacionamento e serão as suas ações que promoverão o bem ou mal estar consigo mesmo e, consequentemente, com a vida!

*Suely Buriasco e Educadora e Mediadora de Conflitos. Mais informações www.suelyburiasco.com.br

Ele é casado; e agora?2011-02-08T20:15:00+00:00
WhatsApp chat