fbpx

Arquivos Mensais: janeiro 2013

29 01, 2013

O que a tragédia nos ensina?

2013-01-29T21:56:30+00:00

* Por Suely Buriasco

A perda de um ente querido é sempre muito triste e perturbadora, por mais que saibamos que a morte é extensão da vida, nunca estamos preparados para ela.
Quando tragédias como a que se abateu em Santa Maria no Rio Grande do Sul, impõem-nos a morte ao pensamento, percebemos que fugir desse assunto, além de não nos afastar dele, ainda pode ter graves consequências. Por que pensar na morte se a vida está ai para ser vivida? “Uma balada é um negócio vantajoso, quanto mais clientes melhor; não há porque ser tão rígidos com a segurança, não vai acontecer nada”. Esse pode ter sido o pensamento dos donos da balada que marcou a vida de tantas pessoas. Mas e nós, quantas vezes negligenciamos a própria segurança e a dos que nos rodeiam por não querer pensar nos perigos, pensando algo do tipo “isso não acontece comigo ou com a minha família”?

Não se trata de viver com medo, longe disso, falo em viver com segurança. Falo em exigir que haja garantia nos lugares que frequentamos, falo em ensinar nossos jovens a necessidade de tomar atenção nisso. Tenho assistido depoimentos de autoridades indignadas com as falhas na segurança da dita balada; será que essas pessoas estão exercendo o seu poder de exigir ou fiscalizar a segurança? Ou apenas apontam o dedo, sem olhar ao seu redor? Será que avaliamos bem esse quesito quando elegemos alguém para qualquer cargo político? Isso é cidadania, será que sabemos exercê-la plenamente? A brusca tragédia nos enche de questionamentos, claro jamais poderíamos esperar que a alegria de tantos jovens acabasse desse jeito. Mesmo não sendo a primeira vez que acontece, mesmo tendo exemplos pelo mundo todo. Todos temos familiares queridos que frequentam baladas, bares, restaurantes, igrejas, ou seja, lugares públicos onde muitas pessoas se aglomeram. Nós mesmos fazemos isso e, muitas vezes nem nos lembramos de observar a segurança do lugar. Mas a tragédia de Santa Maria esta gritando ao mundo que isso pode sim acontecer a qualquer um! Exigir segurança é muito mais que um direito nosso; é um dever de todos para com todos. Não sei se podemos chamar essa tragédia de fatalidade; desígnios há que respeito por não ter compreensão plena; mas tenho convicção que a morte jamais acontece por acaso ou em vão. Creio numa força superior que opera a vida e a morte, mas também que existe a parcela humana e que tragédias assim devem servir, no mínimo, como aprendizado a favor de todos.

Não falar, não considerar ou fugir dos perigos de morte pode ser o que há de mais perigoso na vida. Um assunto tão natural deve, a meu ver, ser discutido no sentido de buscarmos a aceitação do que nada puder ser feito e inspirar ação naquilo que está em nossas alçadas realizar. Todos nós morremos um pouco com aqueles jovens, aqueles pais e familiares; somos um pouco eles, porque fazemos parte da família humana. O aprendizado é para todos!

 

O que a tragédia nos ensina?2013-01-29T21:56:30+00:00
18 01, 2013

Conflito com filho de 30 anos

2013-01-18T17:05:54+00:00

Quadro “Mediando com Suely Buriasco” que foi ao ar na terça-feira, dia 15 de janeiro, no programa MegaSucesso que vai ao ar pela TVABCD (www.tvabcd.com.br).
Suely Buriasco respondeu a seguinte questão: “Olá Suely. Tenho vivido um drama em casa e talvez você possa me ajudar: tenho um filho de 30 anos que ainda mora em casa, isso não seria um transtorno se ele não agisse como se fosse o dono da casa, inclusive trazendo mulheres. Minha mulher e eu brigamos muito, porque ela tenta sempre acobertar tudo o que ele faz.”

Conflito com filho de 30 anos2013-01-18T17:05:54+00:00
15 01, 2013

Suely Buriasco tem página em site de treinamentos empresariais

2013-01-15T19:51:00+00:00

Essa semana Suely Buriasco estreou no site da Careoli – Treinamento e Consultoria onde, quinzenalmente, publicará artigos sobre relacionamentos no ambiente profissional. O primeiro artigo já foi publicado e faz o seguinte questionamento: Como você se posiciona na vida? Confiram.

http://www.careoli.com.br/detalhes.asp?cod=453

Suely Buriasco tem página em site de treinamentos empresariais2013-01-15T19:51:00+00:00
11 01, 2013

Novos desafios

2013-01-14T18:20:29+00:00

Essa semana Suely Buriasco assinou o contrato onde torna-se articulista do site www.familia.com.br, de propriedade de Deseret Connect, uma empresa americana, que possuí diversos sites em vários idiomas.

Em breve, os artigos de Suely Buriasco serão traduzidos também.
Abaixo um texto sobre o que é www.familia.com.br
“A missão do Familia.com.br consiste em sermos vozes confiantes que inspiram e fortalecem centenas de milhões de famílias no mundo todo. Já contamos com mais de 100 colaboradores para o site Familia.com.br – cada um com sua especialidade profissional, história pessoal e experiências de vida – que têm se registrado e criam conteúdo com o intuito de ajudar as famílias. Considerando que cada pessoa tem experiências de vida que são únicas, cada pessoa é especialista em algo. Ao compartilhar nosso conhecimento e histórias de vida, cada um de nós pode ajudar outros que querem aprender com aqueles que já passaram pela mesma situação. Juntamente com artigos, Familia.com.br também possui uma seção de perguntas e respostas e grupos de discussão criados pelos membros da comunidade, num ambiente saudável e participativo, apropriado para todas as idades.”
A equipe do site nos contou porque escolheu a escritora e mediadora de conflitos: “Suely Buriasco possui um trabalho fenomenal e sem sombra de dúvida possui carisma, profissionalismo e conteúdo inspirador para todos os seres humanos e famílias do mundo todo. Não só estamos honrados por Suely ter aceito nosso convite em participar de nossa ‘Familia.com.br’, bem como temos certeza que ela é uma adição insubstituível no fortalecimento de todas as famílias que precisam sentir que juntas são mais fortes que todos os problemas do dia-a-dia.
Convidamos aqueles que, como Suely, possam juntar-se a nós e compartilhar sua experiência para que juntos, possamos ajudar uns aos outros. Nós convidamos você a fazer parte de nossa “família” hoje!”
Você pode curtir a página do site no facebook. https://www.facebook.com/BrasilFamilia

O primeiro artigo já foi publicado e fala sobre como traçar um plano para o ano que se inicia. Agora é a hora, aproveite. http://familia.com.br/passo-a-passo-rumo-aos-seus-objetivos?Itemid=631#.UPBS3m8W18E

Novos desafios2013-01-14T18:20:29+00:00
7 01, 2013

O despertar de um novo ano

2013-01-07T16:29:09+00:00

* Por Suely Buriasco

Novos ideais, planos renovados, esperanças fortalecidas e muita vontade de fazer as coisas darem certo… É o despertar de um novo ano!
Planejar é preciso, mas também é necessário estar preparado para criar alternativas e adequar-se aos imprevistos. Focar nos objetivos não se deixando se distrair do principal é também medida sábia para evitar frustrações. Mas o que é o principal? Apenas pelo autoconhecimento você conseguirá responder essa questão, mas pode ajudar refletir em alguns elementos fundamentais na satisfação do ser humano: a saúde e o bem estar; a religiosidade; o trabalho e a família.
O bem estar é consequência da saúde de forma ampla, ou seja, física e espiritual. Portanto o cuidado com a saúde deve envolver o homem integral. Isso explica porque existem pessoas doentes fisicamente que apresentam boa disposição e alegria. Mas ainda não é só isso, afinal, para o bem estar é preciso ainda cuidar do próprio ambiente e do planeta. Buscar a saúde e o bem estar é de suma importância!
A religiosidade caracterizada pela fé no divino ou superior, independente da religião, observa preceitos de elevação e crescimento espiritual. Também a fé divina tem por consequência a fé humana pela qual a criatura provida de segurança no Criador sente-se segura em suas próprias ações. Assim vive melhor e mais satisfeita.
O trabalho é elementar na vida das pessoas, afinal ele é responsável pela sobrevivência e o progresso. Sem contar que normalmente as pessoas passam o maior tempo de suas vidas trabalhando, assim a busca de se dedicar a um trabalho que provoque satisfação profissional e pessoal é fundamental.
Mas nada provoca maior satisfação às pessoas do que o bom convívio familiar! A família é primordial na vida de cada um, tanto é assim que a maioria dos conflitos existências tem familiares envolvidos. É entre afetos que aprendemos as dificuldades da convivência e desenvolvemos virtudes como a paciência e a tolerância, elementos fundamentais do respeito. É, pois, extremamente importante cultivar sentimentos e ações que justifiquem a harmonia familiar.
Busque suas respostas, faça novas perguntas e siga na edificação de seus dias, com consciência do que realmente é principal para a sua felicidade.
Feliz construção de um ano melhor para você!

O despertar de um novo ano2013-01-07T16:29:09+00:00
WhatsApp chat