fbpx

Arquivos Mensais: dezembro 2013

20 12, 2013

Reflexo de Natal

2013-12-20T18:37:55+00:00

Por Suely Buriasco

natal Mais uma vez os cristãos de diversas denominações se preparam para a maior comemoração do cristianismo: o Natal! A representação do nascimento do Menino Jesus é a celebração daquele que se tornou Seu maior mandamento: “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”.

Penso que esse seja um momento propício para reflexões; o que tem representado o nascimento de Jesus em minha vida? Tenho me comportado como verdadeiro cristão? Tenho amado a Deus sobre todas as coisas? Qual o significado desse amor na minha vida? Amo meu próximo como a mim mesmo? Reconheço e respeito cada individualidade como obra de Deus e, portanto, não julgo meus semelhantes?

O sentido do Natal é amplo e profundo, muito mais do que uma comemoração, tem a ver com as transformações íntimas de cada cristão. Vejo muitas pessoas desmotivadas dizerem que o Natal virou comércio e que não adianta falar em espiritualização. A minha mensagem desse ano é para que cada um olhe para si mesmo, para suas próprias ações, sentimentos e pensamentos. Eu acredito que se cada um fizer a sua parte, deixando ao outro o direito de ser quem é, alcançaremos um patamar digno da festa cristã.

Natal é luz interior nos chamando a provar em ações os ensinamentos do grande Mestre. É o renascer do Cristo a cada ano para nos lembrar de que precisamos ser cristãos todos os dias; a todo o tempo. Cada um de nós tem em mãos a responsabilidade para que a espiritualização da humanidade se faça de forma efetiva e plena.

Meu desejo é que você faça do Natal um espelho que possa refletir amor em todos os dias do Ano Novo!

 

Reflexo de Natal2013-12-20T18:37:55+00:00
18 12, 2013

Postagens na internet; por que incomodam tanto?

2013-12-18T19:48:40+00:00

Por Suely Buriasco

suelyTem sido muito comum observar inúmeras alfinetadas nas redes sociais; uma amiga posta a foto indo para a academia, outra reclama de quem diz que está no projeto verão; alguém posta foto de gastronomia e outro diz que tem gente que só pensa em comida; outra pessoa posta mensagens sobre quem escreve sobre coisas que não faz; outros se posicionam contra quem escreve algo religioso ou mensagens de motivação e por ai se vão tantas reclamações.

Fico pensando no porque que nos incomodamos tanto com o outro e de que maneira transferimos isso para o nosso dia a dia, reclamando das atitudes alheias sem medir, muitas vezes, as nossas. Será que estamos tão estressados que tudo nos incomoda? Será que nos irritamos porque gostaríamos de viver o que a pessoa está vivendo? Talvez porque gostaríamos de também nos sentir livres para postar o que queremos, sem medo de críticas?

O fato é que quando criticamos ações ou palavras de outra pessoa é porque algo naquilo nos afeta de alguma forma e, sendo assim, bom seria que refletíssemos sobre quais os motivos pelos quais nos intranquilizamos com atitudes alheias. Normalmente, pessoas que nos perturbam ferem nossas concepções sobre a vida, ou seja, não concordamos com sua conduta. Entretanto, há que se convir que seria muita pretensão querer que todo mundo concordasse conosco, não é mesmo? Onde fica a noção de respeito pelas concepções alheias?

Uma boa autoanálise certamente nos faria entender que nossa autoestima não deve estar em níveis satisfatórios ou não teríamos tanto tempo a desperdiçar em críticas vãs. Assim, uma boa dica é: Preste atenção na mensagem que você expressa; lembre-se que a sua expressão diz muito mais de você do que de quem você gostaria de atingir.

O respeito e a compreensão ao outro é um aprendizado que se inicia a partir de pequenas ações; deixar de se incomodar tanto com as postagens dos amigos é um bom começo. Cada pessoa é o centro de seu universo, mas não se pode esquecer que comunga socialmente de um universo muito mais amplo onde o seu direito termina no limite do direito alheio.

Pense nisso!

Postagens na internet; por que incomodam tanto?2013-12-18T19:48:40+00:00
WhatsApp chat