fbpx

A autocompaixão aumenta a satisfação com a vida

Muitos vão duvidar da afirmação do título e espero que o façam para que juntos possamos desenvolver o assunto e compreender o ensinamento. Há muito tempo a autocompaixão tem sido confundida com autopiedade, recebendo uma conotação negativa e indesejada. Com certeza, pessoas que se colocam sempre como vítimas são consideradas inadequadas; difícil conviver com quem não se responsabiliza por suas próprias escolhas. A autocompaixão não se enquadra nesse quesito, por falta de conhecimento tem sido negligenciada.

Autocompaixão é um sentimento maior pelo qual nos colocamos na vida de forma genuína e real. Para alcançar esse estágio é necessário uma boa dose de autoconhecimento e de aceitação de quem somos, com defeitos e qualidades, como qualquer outro ser humano. É desenvolver a capacidade de tratar-se com a mesma gentileza, compreensão e carinho que trataríamos uma pessoa querida. Afinal, quem pode nos amar mais do que nós mesmos?

Importante observar que não tem a ver com acomodação do tipo: “eu sou assim”. Pelo contrário, conhecer a si mesmo deve ser um impulso para se tornar cada vez melhor. Quando identificamos algo em nós que nos atrapalha na vida ou nos deixa insatisfeitos damos o primeiro passo, mas são os próximos que se tornarão efetivos no nosso processo de mudança e evolução.

A autocrítica estabiliza o ser humano que, por medo de errar, prefere não agir, não ousar, não mudar. A autocompaixão abre um leque de novas possibilidades, pois promove o acolhimento de si mesmo e a aceitação de que todos somos seres falíveis. Isso nos motiva a tentar novamente, a eximir-se da culpa, assumindo a responsabilidade de agir de forma diferente, buscando resultados mais positivos. Nesse sentido Carl Rogers, psicólogo americano, afirma que: “O paradoxo curioso é que quando eu me aceito como eu sou, então eu mudo”.

Kristin Neff – Superando as Objeções à Autocompaixão:

https://www.youtube.com/watch?v=X1avsS9rCkI

Estudiosos do assunto perceberam que “um aumento das capacidades de autocompaixão estava ligado a uma diminuição de depressão, ansiedade, vergonha, sentimentos de inferioridade e comportamento submisso” (Neves 2011). A autocompaixão é, portanto, essencial para a nossa saúde mental e aumenta a nossa satisfação conosco mesmo e, consequentemente, com a vida.

2021-08-02T18:41:22+00:00
WhatsApp chat