fbpx

Elas preferem os comprometidos!

* Por Suely Buriasco

Muito já se ouvia falar, agora um estudo feito pela Universidade de Oklahoma, nos EUA, diz comprovar que quando as mulheres solteiras viam imagens de homens bonitos e solteiros, o interesse era de 59%. Já quando elas sabiam que esses rapazes eram comprometidos, o interesse subia para 90%.

Mas qual seria a razão para muitas mulheres preferirem se relacionar com homens casados? Não é difícil concluir que um dos motivos talvez, fosse a busca pela aventura que um relacionamento sem compromisso pode significar. Ou então, algo que já ouvi algumas vezes: “Se ele é casado, tem alguém para o seu lado, deve ter algo especial e eu quero experimentar.”

Todavia, por mais que possa parecer tentador, há que se observar as consequências. Penso que a questão mereça uma análise mais apurada: afinal essa mulher quer apenas viver uma aventura; está apenas carente demais;  ou deseja transformar isso na famosa competição feminina, “tirando” o marido da outra ou mesmo querendo provar que consegue fazer isso?

Outros estudos como o da Universidade de Iowa, também nos EUA, alertam que pessoas que mantêm relação amorosa e sexual sem compromisso podem se comportar como adolescentes e que especialmente as mulheres que se interessam por esse tipo de relacionamento, tendem a ter vários parceiros, ou seja, relacionam-se de maneira estável com vários homens. O estudo indica que esse comportamento, além de aumentar os riscos de contrair doenças sexualmente transmissíveis, pode ainda deflagrar conflitos intensos.

Na adolescência é natural uma insatisfação quase que constante que justifique uma busca no mesmo grau. Mas, na maturidade, experimentar desse frenesi pode ser muito pouco saudável, pois, de forma geral, o ser humano necessita sentir satisfação pelo equilíbrio de suas sensações mais íntimas.  Também há de se observar que relacionamento casual pressupõe total descomprometimento emocional e eu fico pensando em como seria possível determinar isso.

Ainda segundo o último estudo, o envolvimento maior de um parceiro pode ter efeito preocupante em relação ao parceiro que considera apenas a aventura. Assim, mesmo em relacionamentos não monogâmicos, a probabilidade de ciúmes e atos passionais é grande.

Acredito que muitos estudos ainda precisarão ser feitos para que comportamentos como esse sejam mais bem compreendidos. A mente humana é complexa demais e qualquer tipo de tentativa de explicar pode ser precipitado.

O que me parece ser um caminho é a reflexão do quanto os abusos sofridos pelo sexo feminino durante séculos pode ser preponderante para que muitas mulheres resolvam agir da forma como sempre foi permitida, mesmo que de forma velada, ao sexo oposto.

Também há que se considerar a insegurança que pode levar a mulher a desejar um homem que já provou ser capaz de se comprometer ou até mesmo em acreditar que os “melhores” já são comprometidos.

Mas de tudo, a meu ver, sobressai uma questão: o quanto esse tipo de relacionamento pode somar para a felicidade de cada um? Essa é uma resposta individual, entretanto, o fato é que a vida é resultado das próprias escolhas e que, portanto, não se pode reclamar das consequências.

2012-07-20T19:04:59+00:00
WhatsApp chat