fbpx

Falha de Comunicação

Os atendimentos que tenho realizado em Mediação de Conflitos reforçam meu conceito de que as pessoas sofrem cada vez mais por não conseguirem comunicarem-se adequadamente umas com as outras. O pior é que tenho constatado também o quanto essa falha gera violência tanto física como oral!

Por que é tão difícil expressar os próprios sentimentos sem desrespeitar os sentimentos do outro? Seria tão mais fácil se as pessoas falassem claramente o que lhes passa na alma e igualmente escutassem as considerações alheias. É preciso compreender que cada um tem seu modo particular de pensar, seus próprios conceitos e maneiras peculiares de entender as mesmas situações e essas diferenças, quando exploradas de forma consensual, geram sempre crescimento e satisfação. E o mais interessante é que ninguém necessariamente tem que mudar seu ponto de vista; o crescimento se faz pela compreensão das razões ou das crenças que fazem o outro pensar de forma análoga. Criar elos de respeito é por si só uma transformação capaz de operar maravilhas em qualquer relação!

Dessa forma, com certeza, muitos problemas poderiam ser evitados, mas existe uma dificuldade muito grande quando estamos envolvidos emocionalmente em mágoas e ressentimentos. Infelizmente é comum que a pessoa ao se sentir vitimada haja sem pensar nas consequências de seus atos. Então ela se “fecha” e se não percebe a tempo o quanto isso pode ser penoso para ela mesma acaba por “perder a chave”. É lamentável, pois, dessa forma ela se desabilita de resolver seus próprios conflitos e fica alienada perdendo um tempo precioso! O sofrimento é muito grande, principalmente quando o problema envolve pessoas da família. O trabalho dos mediadores é ajudar a encontrar a tal “chave” a fim de que o indivíduo liberto possa então enxergar alternativas mais úteis e promissoras para a sua vida. É muito gratificante quando alcançamos esse objetivo e sentimos a transformação das partes envolvidas. Entretanto, é perceptível a resistência de muitos em abrirem-se, em falar de suas dores, suas mágoas e quanto mais tempo se mantêm nessa posição, mas consolidado fica o conflito e, consequentemente, maior é o tormento.

Caso você tenha se identificado com esse tema procure o quanto antes maneiras mais eficaz de comunicação, a fim de que esse problema não tome proporções que prejudiquem sua alegria de amar, de relacionar-se com seus afetos e, principalmente, de ser feliz. Nada pode ser mais importante que isso, portanto, faça com que a sua escolha valha à pena!

Suely Buriasco
suelyburiasco@uol.com.br

2010-11-16T15:42:24+00:00
WhatsApp chat