fbpx

Nem Tudo é Fácil

O poema de Cecília Meireles com o mesmo título acima é um convite a reflexões profundas. Realmente, nem tudo é fácil na vida, mas se parássemos uns instantes veríamos que muitas coisas poderiam ser menos complicadas.

É difícil contentar as pessoas que nos rodeiam, muito mais é fazê-las feliz. Por mais que nos empenhamos nem sempre conseguimos satisfazer os que amamos, entretanto fazer alguém infeliz é tão fácil que até sem querer o fazemos. Perdemos pessoas queridas muitas vezes por razões tão pueris que nos fogem o entendimento. “É difícil fazer alguém sorrir, assim como é fácil fazer chorar”. Importante observarmos sempre que ninguém é capaz de fazer feliz outra pessoa que não seja a si mesmo, no entanto, é preciso nos munir de todo o cuidado para não provocar sentimentos de tristeza em ninguém. Cada um é responsável por seus próprios atos e é preciso encontrar um equilíbrio para nem vivermos na tentativa constante de agradar as pessoas, mas também que não caiamos no egoísmo de pensarmos só em nós mesmos. Afinal, só nos sentiremos bem à medida que agirmos conforme a nossa consciência. Desta forma, aprendermos a nos colocar no lugar das outras pessoas é uma boa medida para não fazermos julgamentos errôneos em relação a elas.

Mas também é difícil acertar e muitas vezes caímos nas facilidades do erro e pela teimosia imposta pelo exacerbo de nosso orgulho, muitas vezes reiteramos nossos enganos e sofremos as conseqüências disso. Isso é complicar a vida! Se errarmos que tenhamos a dignidade de pedir perdão e seguir adiante levando esse aprendizado. Assim se o remorso lhe flagela a alma, perdoa a si mesmo e siga na certeza de que não reincidirá mais no mesmo engano.  É difícil pedir perdão, mas é muito mais complicado sentir culpa! A culpa é sofrimento vão, o que reconstrói é o arrependimento seguido da devida remissão. “Se você errou, peça desculpas… Se alguém errou com você, perdoa-o…”, diz a poeta.

Mas perdoar também não é tarefa fácil. Quantas oportunidades se perdem pelas mágoas que entristecem tudo ao nosso redor! Pela falta do perdão complicamos nossa vida e não poucos até acabam com ela. Por quê? Para que? Qual o sentido do rancor? Perguntas que respondidas na intimidade de nossa alma nos levarão a entender que o ressentimento pode causar sofrimentos imensos. Lembremos que ressentimento é aquele filminho triste que passa continuamente em nossas mentes nos prendendo no passado e nos impedindo de entrever as coisas boas do presente. Mais uma vez, uma boa medida nesse caso é nos colocar no lugar do outro, afinal “É difícil perdoar? Mas quem disse que é fácil se arrepender?”. Lembremos então que mais sofre aquele que faz sofrer e se não existe arrependimento da parte de quem errou conosco, sigamos nossa vida na certeza de que o sofrimento não é mais nosso. “Nem tudo é fácil na vida. Mas com certeza nada é impossível…” declara Cecília Meireles.

Agindo dessa forma simplificamos nossas vidas e nos abrimos para alegrias inesperadas, pois somamos forças com o Universo e esse passa a agir a nosso favor!

Suely Buriasco
suelyburiasco@uol.com.br

2010-11-16T15:42:29+00:00
WhatsApp chat