fbpx

O grande desafio da mulher na atualidade

É importante homenagear grandes figuras do passado responsáveis pelos avanços femininos que presenciamos hoje e, ao mesmo tempo, nos lembrar da responsabilidade de prepararmos um futuro melhor para as novas gerações. Uma batalha intensa que vem sendo travada há tempos e que, infelizmente, encontra obstáculos imensos, inclusive entre as próprias mulheres.

Sororidade é ainda um termo a ser trabalhado e vivificado. Se faz necessário varrer de nossa sociedade os preconceitos que minimizam o papel das mulheres e esse é um trabalho de todo ser humano consciente. Nossa luta não é contra o sexo oposto e sim à favor da igualdade de direitos. Não aceitamos ser subjugadas, desrespeitadas ou violadas em nossas garantias.  Portanto, não podemos achar justo condenar mulheres que, por opção, preferem dedicar-se somente à família. Ou aquelas que escolhem outro ritmo de vida e optam por não formar uma família ou, simplesmente, não desejam ter filhos.

Também as mulheres que alcançam sucesso profissional não estão livres das censuras, são julgadas porque precisam dividir a atenção entre o trabalho e a vida pessoal. Precisamos deixar claro que podemos e devemos assumir os ônus e bônus de nossas próprias escolhas. Mais difícil do que conciliar a vida pessoal e a profissional tem sido lidar com tamanho preconceito social que, infelizmente, não é exercido apenas por homens.

Vejo muitas mulheres engajadas e bem sucedidas profissionalmente com baixa autoestima, descrentes em relação ao amor, vivenciando graves conflitos. O fato é que uma vida saudável implica em estar satisfeita consigo mesmo e isso inclui a forma como nos relacionamos. A edificação de bons relacionamentos também requer habilidades que abrange determinação e bom senso, afinal, nada é perfeito e adaptações sempre serão necessárias.

Entendo que andamos rápido em relação à nossa realização profissional, mesmo estando muito aquém de alcançarmos o reconhecimento que merecemos. Entretanto, estamos com grande dificuldade em harmonizar nossos papeis como profissionais, esposas, mães, filhas… Para tanto há que se buscar autorrealização e equilíbrio; grande desafio da mulher na construção de um futuro mais digno, igualitário e feliz.

2022-03-05T00:20:42+00:00
WhatsApp chat