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O papel do líder na resolução dos conflitos da equipe

Conflitos são inerentes aos seres humanos e surgem a partir do impasse causado pelas diferenças de ideias. “Cada cabeça uma sentença”, diz o provérbio português, ou seja, cada pessoa tem o seu próprio pensamento e forma ímpar de manifestá-lo. Quando bem gerenciado, o conflito pode tornar-se um elemento positivo de criatividade e crescimento a partir da construção de cenários mais amplos.

A maioria dos conflitos surge a partir da invasão do espaço do outro, isso é, da desconsideração com o pensamento alheio. Numa empresa esse desencontro pode começar com um impasse e se ampliar para uma verdadeira “guerra de egos” que rompe com a harmonia da equipe e baixa significamente o rendimento. Dessa forma, a diversidade de ideias que poderia ser um ganho, acaba provocando grande perda.

Um papel de grande relevância do líder é o de mediar os conflitos entre os membros da equipe, visando transformar impasses em acordos que privilegie todos os envolvidos. Para tanto é fundamental que o líder se mantenha atento à comunicação com os seus liderados. Comunicar-se bem demanda aprender a ouvir, compreendendo a fala e a intenção do outro. Isso exige muita observação e paciência para não prejulgar e alimentar situações conflitantes na equipe.

Um líder preparado para resolver impasses, transformando-os em alternativas prósperas, jamais se omite ou se mostra ditador. Segundo o psicólogo, considerado um dos profetas da liderança, Warren Bennis: “Os líderes não evitam, reprimem ou negam o conflito, antes os vêem como uma oportunidade”. Bennis identificou quatro competências comuns na liderança: visão; capacidade de comunicação; respeitabilidade; e desejo de aprendizagem. A capacidade de promover a resolução positiva dos conflitos é pois uma característica indispensável à liderança.

Um bom líder é, antes de tudo, uma boa pessoa, alguém que se preocupa com o bem-estar de si mesmo e do outro. Alguém que sente a necessidade de manter um convívio empático, compreendendo o outro dentro de seu próprio contexto de vida e comunicando-se de forma coerente com a mensagem que deseja emitir. Desta forma, facilita a organização das etapas da conversação da equipe, promove o entendimento da sua fala e torna legítimo o empenho de cada um.

O papel do líder na resolução dos conflitos é de grande importância para o bom andamento dos trabalhos e rendimento da equipe. Exige vontade e determinação para identificar os impasses, familiarizar-se com eles e lançar mão de técnicas de negociação apropriadas a cada caso. Por isso a liderança requer aprendizado constante, muito esforço e genuína dedicação.
Suely Buriasco – Coach e mediadora corporativa

2016-07-26T18:06:47+00:00
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