fbpx

Suely Buriasco lançará livro na Fnac Paulista

  • Por Suely Buriasco

Como educadora tive sempre a concepção que tudo na vida pode ser aprendido pela assimilação e empenho. A Mediação de Conflitos ampliou ainda mais essa visão fazendo-me entender que também é possível aprender a se relacionar melhor com nossos semelhantes e que para tanto existem técnicas didáticas muito eficazes. Isso passou a fazer toda a diferença na minha vida!

Em meu primeiro livro “Uma fênix em Praga” já me aventurei por esse caminho de reflexões sobre a complexidade dos relacionamentos, principalmente no afetivo a dois, pois, as cobranças aumentam a dificuldade de compreender o outro. O que aprendi com a troca de ideias com os leitores que se identificaram com a estória ajudou-me sobremaneira no atendimento aos casais como mediadora de conflitos. O ser humano é muito rico e tem sempre algo a ensinar!

Iniciei a prática da Mediação de Conflitos na Promotoria do Fórum de Santana em São Paulo, depois na Vara de Família no Fórum de Ponta Porã. Com o tempo e os ótimos resultados apresentados por essa nova alternativa de solução de conflitos, passei a ministrar cursos de formação de novos mediadores, além de palestras e conferências sobre o tema em universidades, tribunais e instituições de classe. Com a difusão dos benefícios da mediação também tenho trabalhado em atendimento extrajudicial em meu escritório.

Entretanto, havia em mim um sentimento de incompletude por observar que os casais que são encaminhados ou que buscam a mediação chegam envoltos em mágoas profundas e que o objeto da divergência, normalmente guarda de filhos e divisão dos bens, encobrem, na verdade, grande dor de um relacionamento mal resolvido.  Então eu pensei, porque não escrever um livro com uma abordagem simples e clara dos métodos utilizados na mediação para melhorar o diálogo e resolver os impasses? Dessa forma, as pessoas poderiam refletir sobre as dificuldades em seus relacionamentos e as soluções possíveis por elas próprias e, quem sabe, evitariam o sofrimento de um processo judicial.

Assim a ideia tomou corpo e se transformou no livro: Mediando Conflitos no relacionamento a dois que será lançado, dia 16 de abril, na Fnac da Av. Paulista em São Paulo, pela Novo Século Editora.

Sabe aquele sentimento de incompletude a que me referi? Continuará a existir porque sou uma pessoa em construção que acredita no poder humano de superar-se e crescer sempre. Mas, com certeza, ao passar esse livro às mãos dos leitores, sinto que cumpro mais uma etapa importante na minha função de facilitar diálogos e promover entendimento nos relacionamentos!

 

 

 


2012-03-26T20:34:58+00:00
WhatsApp chat