fbpx

Um Casamento REAL!

*Por Suely Buriasco

Um grande acontecimento movimenta a mídia do mundo todo: o casamento do príncipe Willian da Inglaterra e Kate Middleton. E não poderia ser menos, afinal além de toda pompa e glamour que cobrem uma ocasião como essa, a união do príncipe com a plebéia é a realização de muitos sonhos juvenis. Então não é a representação das histórias tantas vezes lidas e contadas para jovens e crianças?
Mas voltando a realidade deparamo-nos com duas questões: “O casamento tradicional ainda é importante em nossa sociedade?” e “As mulheres ainda esperam pelo seu príncipe encantado, o homem perfeito, lindo, rico?”
Pesquisas confirmam que o número de casamentos vem crescendo no Brasil. Segundo dados do IBGE o número de jovens entre 20 e 30 anos que se casaram em 2010 subiu cerca de 5%. O senso realizado pelo instituto também apontou um aumento na taxa de casamentos realizados em cartório, a maior taxa foi na faixa etária de 20 a 24 anos, com 29,7%, seguida pela de  jovens entre 25 e 29 anos (28,4%). Entende-se dessa forma que, embora exista um grande número de uniões não oficiais, o casamento tradicional demonstra ter grande importância em nossa sociedade.
Mas a visão que se tem do casamento tem mudado? Boa reflexão!
Muitos casais chegam a conflitos intensos, manifestados basicamente na desilusão que sofrem no relacionamento mais íntimo. Isso porque ainda esperam que o cônjuge corresponda aos sonhos de seres perfeitos, encantadores e, de quebra, com boa situação financeira. Embora seja o sexo feminino o mais intenso nessas fantasias românticas, o que se observa é que a desilusão acontece também no homem. Isso nos leva a pensar no quanto as pessoas estão preparadas para enfrentar uma vida juntos.
Um casamento feliz não acontece com a simples união de duas pessoas que se amam, apenas inicia-se assim. O fundamental é o esforço realizado por cada cônjuge no sentido de transformar as diferenças em favor de uma vida em comum que satisfaça a ambos. Príncipes e princesas povoam um mundo muito restrito atualmente e, nem mesmo seus casamentos correspondem aos famosos contos de fada.
O que se espera é que Willian e Kate, independente dos títulos que ostentam, construam uma união tão bela quanto as festividades que se anunciam para o real matrimônio. E, sendo alvo de tantos olhares, possam representar um exemplo de vida em comum que venha a inspirar muitos outros casais na busca de um casamento real no sentido de realidade.

2011-04-30T15:05:23+00:00
WhatsApp chat