fbpx

6 motivos para defender a liberdade religiosa

Por Suely Buriasco

suelyA liberdade religiosa é um direito adquirido que consta na Declaração Universal dos Direitos Humanos, artigo XVIII adotada pelos 58 estados membros conjunto das Nações Unidas, assim como o artigo 5 da Constituição Federal Brasileira. Dessa forma, defender a liberdade religiosa é, inclusive, uma questão legal, um dever como cidadão.

Além disso, pensemos em alguns motivos que nos levem a compreender a liberdade religiosa como sendo o reconhecimento da dignidade do indivíduo:

1- A afinidade é fundamental na vivência religiosa: Cada ser humano tem maneira própria de pensar, interpretar e entender conceitos e fundamentos e é importante que encontre afinidade com suas crenças. A religião deve significar um modo de vida, uma maneira de enxergar o mundo e de promover as transformações necessárias para que a pessoa se torne um ser humano melhor e mais digno.

 2- A tolerância garante bons relacionamentos: Boa disposição em ouvir e aceitar conceitos diferentes é essencial na arte da boa convivência. Ouvir e aceitar preceitos diferentes não significa, em absoluto, negar ou mudar os seus, mas dar ao outro o mesmo respeito que deseja a si. A tolerância religiosa une pessoas de bem, independente do seguimento religioso, enquanto a intolerância tem feito algozes e vítimas em todas as épocas da humanidade.

 3- Ninguém é dono da verdade: É natural que cada qual considere a sua própria formação religiosa ou sua forma de reverenciar a Deus como sendo a mais correta. Mas é importante ter humildade em considerar que a verdade vai muito além de suas próprias crenças e, assim, aceitar que nenhuma instituição criada pelo homem e formada por ele pode ser capaz de deter toda a verdade.

 4- O termo religião vem do latim religare que significa o restabelecimento da ligação entre os seres humano e Deus: Assim todas as religiões que buscam promover esta ligação são expressões legítimas de fé e dessa forma devem ser consideradas. Toda religião que cumpre o papel de aproximar o indivíduo ao seu Criador é digna e nobre. “A luz é boa, não importa em que lâmpada brilhe” afirmou um sábio persa.

5- Respeitar os direitos humanos também é questão de educação: Um dos motivos que se revelam da maior importância é o exemplo do respeito ao direito de cada um. Cabe aos pais, responsáveis e líderes religiosos demonstrar na prática que a discriminação é inaceitável e que todos têm direitos a seguir a religião que desejarem.

6- Nenhum ser humano pode ser íntegro sem ser livre: Um grande motivo para respeitar a liberdade religiosa é a própria liberdade sem a qual o ser humano não expande o seu potencial e nem amplia seu conhecimento e ação. O repeito a liberdade humana se confunde ao respeito a sua própria dignidade e honra. Afinal a integridade do homem é relacionada com a junção crer e ser em perfeita sintonia.

No artigo que escrevi para o site Família Como deixar de julgar os outros, destaquei:  Importante avaliar a inabilidade em julgar os semelhantes, afastando-se de qualquer sentimento de superioridade prepotente e irreal. Na verdade não estamos aptos a julgar, muito menos condenar o nosso próximo e grande bem faríamos se respeitássemos em cada um o direito de fazer as suas próprias escolhas.

 

 

 

 

2014-05-08T21:25:25+00:00
WhatsApp chat