Como mediadora e coach de relacionamento, ouço homens falarem de seus sentimentos e aprendo muito com eles, principalmente, no que diz respeito à forma masculina de perceber e agir diante de conflitos. Digo que aprendo porque, mesmo não podendo generalizar nada no ser humano, é notória a diferença de ponto de vista em relação às mulheres.
- Os homens têm maior dificuldade com a comunicação no relacionamento
Eles podem ser grandes comunicadores, mas quando o assunto é relacionamento, comumente, eles travam. Entender sentimentos e expressá-los é algo extremamente complicado para eles. Os homens sentem dificuldade em entender as emoções, no mesmo tempo em que estas se manifestam costumam falar menos que as mulheres e se isolam. Estas diferenças explicam claramente por que homens e mulheres, muitas vezes, têm dificuldade de comunicação.
- Os homens tentam ignorar conflitos no relacionamento
Fugir do problema é uma característica masculina muito comum. O que precisa ser esclarecido é que nem sempre se trata de desinteresse ou insensibilidade, na grande maioria das vezes, eles agem assim por falta de habilidade para lidar com esse tipo de situação. Essa é a verdadeira razão pela qual não gostam de discutir a relação e se esquivam o máximo de conversar sobre dificuldades. Um exemplo é gritante: quer ver um homem totalmente perdido? Caia em prantos. Os homens raramente sabem como lidar com isso.
- Os homens são mais racionais
Sempre, de forma geral, racionalizar é uma característica masculina. Eles simplesmente não entendem a complexidade das emoções femininas, muito menos sabem como agir diante delas. Então, eles consideram mesmo que fazemos tempestade em copo d’água ou que somos muito dramáticas. O que deveria ser um ponto de equilíbrio entre homens e mulheres, muitas vezes, se transforma em combates totalmente desnecessários e evitáveis se buscassem o consenso.
- O nível de infidelidade masculina é compatível com o de sua insegurança
Muitos homens me procuram com o objetivo de salvar seus relacionamentos e reconquistar a mulher magoada. Eles alegam que amam suas esposas e não conseguem imaginar suas vidas sem elas, mas, mesmo assim, foram infiéis. Claro que tamanha falta de comprometimento não tem justificativa, mas o fato é que isso, quase sempre, não tem a ver com insatisfação no relacionamento. Muitos homens têm grande necessidade de provarem a si mesmos o quanto são viris e capazes de conquistar mulheres, de forma totalmente distorcida, relacionam isso com a variedade.
Cada pessoa, independente do sexo, carrega em sua bagagem experiências ímpares que compõem e definem seus próprios paradigmas. Esse artigo não tem a finalidade de traçar uma linha divisória entre os sexos, muito pelo contrário. A ideia é trazer à tona situações comuns que representam conflitos e que, pelo simples conhecimento, poderiam ser evitados.