A incompreensão é sempre fonte de conflitos e representa um dos principais motivos do desgaste em muitos casamentos. Compreender nem sempre é fácil, pois exige empenho e renúncia. Contudo, devido à importância da questão vale observar algumas dicas:
1- Desenvolva empatia
É fundamental para o processo de entendimento que o casal busque uma proximidade maior, procurando entender os aspectos emocionais de cada um. Para desenvolver a empatia é preciso concentrar-se em entender as razões do outro, despindo-se da pretensão de julgá-lo. Ser empático não significa pensar como o outro, mas com o outro.
2- Observe os aspectos motivadores
Para saber o que motiva seu amor é preciso dar-lhe liberdade para se expressar. Nada pode ser mais desmotivador em um relacionamento do que a falta de respeito à individualidade do outro. Somente pessoas inseguras veem nisso uma ameaça, portanto, autoconfiança é fundamental para entender as necessidades individuais do outro.
3- Converse afetuosamente
Manter o hábito de trocar ideias e informações é sempre muito sadio, afinal a possibilidade de entendimento se amplia consideravelmente. Como lembra o terapeuta Igor Cury: “O silêncio é um texto fácil de ser lido errado“. Para haver entendimento é preciso comunicar-se de forma eficaz: falar claramente e ouvir atenciosamente com muita gentileza e carinho.
4- Observe a fisionomia
A fisionomia é um elemento importante para o entendimento, pois muitas vezes diz mais do que palavras. É importante conectar-se pelo olhar, pelos gestos e pela fisionomia. Um casal em boa sintonia compreende a mensagem silenciosa do outro, nas palavras de Fernando Pessoa: “Há tanta suavidade em nada dizer e tudo entender…“.
Entendimento é imprescindível para o sucesso da relação, portanto viver harmoniosamente é um grande desafio que exige muita dedicação, mas que, certamente, vale muito a pena.