Desilusões amorosas são causa de grande sofrimento, afinal todo relacionamento amoroso é construído aos poucos tendo por base um ideal a dois, uma troca mútua. Quando um dos dois rompe esse pacto provoca no outro um profundo sentimento de decepção e frustração. Esse trauma pode fazer com que a pessoa sinta medo de entregar-se a um novo relacionamento, tornando-se alguém incrédulo no amor. Por isso, quanto antes a pessoa superar esse sentimento melhor; afinal não se pode generalizar seres humanos e suas relações.
A novela global “Amor à Vida” representa uma situação não rara na vida real de muitas mulheres. Na história de Walcyr Carrasco o drama é vivenciado pela personagem Patrícia (Maria Casadevall) que depois de ser traída pelo marido Guto (Márcio Garcia) decidiu não mais se envolver emocionalmente com outro homem. Desiludida, Patrícia determinou que apenas os “usaria” sexualmente. Entretanto, o personagem Michel (Caio Castro) está desestruturando Patrícia, que apavorada procura esvair-se de assumir um relacionamento com ele.
Machado de Assis ensina o passo a passo: “Esquecer é uma necessidade. A vida é uma lousa, em que o destino, para escrever um novo caso, precisa de apagar o caso escrito“. Para livrar-se desse trauma é preciso renovar-se e colocar-se ainda mais forte e resoluto para a vida. Por isso o perdão é fundamental para livrar-se do ressentimento e deixar o passado para trás, deixando de sofrer pelo que já aconteceu e não pode ser mudado. Iniciar um novo relacionamento, sem renovar-se inicialmente é incorrer em grave erro. É preciso que haja espaço para o novo amor.
Para tanto é imprescindível melhorar a autoestima, cuidar de si mesmo, não apenas na aparência, mas, sobretudo, interiormente. Gostar de si mesmo é agir de conformidade com as próprias concepções, é ser seguro e ter certeza das próprias potencialidades. Com essa visão ampliada da sua autoimagem é possível estabelecer os próprios limites e então definir o que quer ou não. O autoconhecimento é fundamental para a superação da perda de um amor e o início de uma nova vida.
Recomeçar é uma arte indispensável para qualquer pessoa que queira realmente viver uma vida plena. Superar traumas é o caminho para encontrar a si mesmo, abrindo maiores possibilidades.