fbpx

A Ditatura do Corpo Perfeito

A cultura do corpo perfeito tem ido muito além do que pode ser tido como saudável.

Ainda não se pode afirmar que o culto do corpo perfeito se deva a um modelo estereotipado como o mais atraente, mas esta hipótese tem sido extensivamente pesquisada. O que parece ser indiscutível é que a valorização excessiva do corpo tem levado muitas pessoas a viver uma verdadeira ditadura imposta por idéias do tipo: “se você não for sexy, não poderá ser feliz e será rejeitado”. Muitos são escravizados pelo esforço em atingir essa meta, não poupando a saúde nesse intento. O apelo fortemente idealizado à imagem do corpo parece estar regulando as relações de forma a qualificar, ordenar e excluir aqueles que não seguem o padrão vigente de perfeição e beleza. Esses dados podem ser constatados principalmente entre os jovens, mas os índices parecem estar crescendo também entre mulheres adultas.

A dificuldade de assimilar a idade e as mudanças corporais advindas com ela também parece ser motivo de grande perturbação. Muitas pessoas, principalmente as mulheres, não aceitam essas transformações, tanto é que a indústria de cosméticos, de tratamentos e cirurgias plásticas cresce vertiginosamente. Absolutamente nada contra a busca de sentir-se melhor com o próprio corpo; o que preocupa é essa tirania que causa tanta infelicidade.

A verdadeira satisfação está na aceitação do que somos e como somos e isso vai muito além da imagem corporal, até porque é preciso nos liberar dessa visão contorcida de uma perfeição que não existe. Afinal, não se pode estabelecer padrões específicos em seres tão únicos e diferentes entre si. Aos adultos cabe o exemplo de alcançar a maturidade do corpo com a serenidade que representa a maturidade da alma e nessa busca encontrar a alegria em todas as fases da vida. Livrando-se da imposição de um suposto corpo perfeito desconstruímos muitas barreiras que se refletem em nossos relacionamentos e nos tornamos pessoas mais íntegras e felizes.

Dediquemos ao nosso corpo toda a atenção que ele merece por nos manter vivos e saudáveis; mas não invertamos as posições impondo a ele restrições que comprometam o nosso próprio bem viver!

 

2012-02-13T21:48:49+00:00
WhatsApp chat