Muito se tem falado e estudado os resultados da exposição sem limites nas redes sociais.
Não apenas naquelas consideradas como instagram e facebook. Mas mensagens trocadas através de whatsapp, de stories (mesmo o selecionado para “melhores amigos”), mensagem, em que existe a ilusão de privacidade, mas que muitas vezes a pessoa esquece que qualquer um pode dar um “print” na imagem ou no vídeo e tornar pública a intimidade compartilhada.
Vejam por exemplo o que aconteceu com o jogador Neymar, que para se defender de uma acusação de estupro, acabou cometendo um crime, divulgando em seu instagram mensagens trocadas com a acusadora, mostrando inclusive fotos íntimas dela, o que pode lhe render uma punição severa.
Para os pais dos jovens essa é uma preocupação frequente, que fica muito clara nos atendimentos que realizo. Os conflitos surgem, em geral, porque os pais não conseguem controlar o que os filhos fazem na internet, principalmente porque tudo isso se dá através dos smartphones, em redes sociais que eles nem têm conhecimento.
Entre os adolescentes esse problema se torna ainda mais preocupante. Isso porque na adolescência os jovens estão descobrindo a sexualidade de forma mais plena. O fácil acesso às redes sociais e a falta de maturidade para distinguir o que faz parte da vida privada e o que pode ser público causa grandes constrangimentos. Existem as chamadas “musas fitness” que fazem fotos sensuais, trabalham com isso, geralmente ganham quantias financeiras de marcas em troca da exposição do seu corpo e têm por trás marqueteiros e assessores que as ajudam a administrar a exposição. Tudo é calculado. Mas os adolescentes nem sempre se dão conta disso, seguem a tendência e postam fotos aleatoriamente, inspirados naquelas pessoas. Por isso a orientação dos pais, educadores é extremamente importante.
A ilusão de privacidade nas redes sociais pode causar inúmeros problemas, por isso, importante informar e vigiar.