De forma geral podemos dizer que em algum momento todos os casais se veem diante de algum tipo de crise. Até porque é através desses entraves que as pessoas vão aparando as próprias arestas, tornando-se mais aptas a conviver de forma satisfatória e feliz. Claro que cada caso é único e necessita de acompanhamento personalizado, mas sempre é possível levantar reflexões que, de alguma forma, possam ajudar. Nesse sentido listei algumas atitudes eficientes para aliviar esses momentos mais complexos.
Tomar distância: uma ótima estratégia
Isso mesmo! Quando os ânimos estão alterados o melhor a fazer é sair de perto. Uma grande dificuldade que percebo é a ansiedade de resolver o problema, mas isso não ajuda em nada, muito pelo contrário. Não é interessante buscar solução se o clima está mais para briga, certo? Cada um para o seu lado até que as emoções se harmonizem e vocês consigam conversar sensatamente é uma atitude que evita muitos dissabores.
Emoções comprometem o discernimento
“Você tem que me entender!”. É uma frase muito usada nos momentos de crise, normalmente gritada pela intensidade da emoção que carrega. PARA COM ISSO! Tira do emocional e coloca racionalidade no que diz e pensa: porquê? Alguém é obrigado a entender outra pessoa só porque convive com ela? Quem ama eleva a capacidade de entendimento? Pensa bem, relacionamento não vem com “bola de cristal”. É preciso trabalhar a comunicação para entender e ser entendido e ninguém é capaz disso estando em crise. É exigir muito, não vale a pena.
Nada de metade. Você é um SER inteiro!
Quem lhe ama não vai resolver os seus problemas, não vai eliminar as suas carências e nem mesmo apoiar integralmente suas dificuldades. Somos seres individuais, cada um tem que se resolver consigo mesmo e, se precisar de ajuda, correr atrás de um profissional. Se as pessoas tivessem essa clareza seria tudo mais fácil, não colocariam tantos “pesos” nos relacionamentos. Pessoas inteiras constroem relacionamentos harmoniosos, parcerias edificantes e companhias saudáveis.
Amanhã é outro dia. Renove suas energias.
Uma das melhores coisas da vida é dormir com quem se ama, concorda? O pior é que tem muita gente estragando isso com discussões intermináveis. Faz um favor para si mesmo e seu relacionamento: durma brigado SIM! Tem hora para tudo; é muito desgaste perder o sono para brigar. É preciso perceber o momento de parar, colocar o orgulho de lado, virar para o lado, dormir e deixar o outro descansar a mente também.
A vida do casal não pode ser dividida, precisa ser somada e compartilhada. De forma que cada um fique bem sozinho, mas prefira estar junto. É complexo e muito desafiante chegar a esse ponto, no entanto, é um aprendizado transformador e, acima de tudo, muito compensador.