fbpx

Como saber se uma pessoa é falsa e dissimulada?

Por Suely Buriasco

suelyAs últimas cenas da novela “Amor à Vida” da Rede Globo envolvendo os personagens Pilar (Susana Vieira), Cesar (Antônio Fagundes) e Aline (Vanessa Giácomo) têm irritado muita gente. O fato é que independente das intenções de Aline, pessoas falsas e dissimuladas, que manipulam facilmente outras assim como ela tem feito com o Cesar, não existem apenas na novela.

Fora da ficção, infelizmente, também é comum pessoas se infiltrarem nas vidas alheias desejando desmoroná-las. É impressionante a agilidade com que se intrometem, passando a influenciar negativamente, insuflando o mal, a discórdia e a desunião nas famílias. Pessoas que se dizem “amigas”, mas que, verdadeiramente, estão prontas para se aproveitar das fraquezas dos outros. Toda vigilância em relação a gente assim é fundamental para se manter alerta.

Não é fácil reconhecer uma pessoa dissimulada, até porque a falsidade é seu ponto forte, mas algumas características podem ser analisadas.

1- Aduladora: Ela se faz sempre presente, disposta a ajudar e fazer “tudo” por você. Muito cuidado com pessoas servis; servilismo pode denotar desvio de caráter e intenções duvidosas.
2- Sedutora: Concorda com tudo, joga charme, mostra-se sempre muito interessante. É uma pessoa extremamente atenciosa e não mede esforços para marcar sua presença. Preste atenção, afinal, o normal é que as pessoas tenham autos e baixos; ninguém consegue ser naturalmente sedutor o tempo todo.
3- Intrometida: Dá palpite em tudo, mas age de forma tão sutil que dá a impressão de apenas estar preocupada com você. É ardilosa e pouco a pouco vai se inteirando de todos os detalhes. Se você prestar atenção perceberá que não sabe quase nada da vida e dos sentimentos dela, mas de você ela sabe tudo.
4- Manipuladora: Sempre afirmando que não quer magoar você, mas “abrir os seus olhos” ela faz o seu jogo pérfido, levando você a ver sempre o lado negativo das pessoas e situações. Atenção com pessoas que evidenciam defeitos ou erros de afetos seus; uma pessoa bem intencionada jamais dispõe contra uma família.

Apesar do efeito devastador que pode causar, a pessoa dissimulada é infeliz, carente e cheia de inseguranças. É, pois, importante desenvolver a compaixão em relação a ela, não guardando ressentimento ou qualquer sentimento negativo; afinal pessoas assim já fazem muito mal para elas mesmas.

Mas o reconhecimento das pessoas dissimuladas é importante para não permitir que elas e suas más intenções influenciem as nossas vidas.

2013-10-14T20:41:26+00:00
WhatsApp chat