Por Suely Buriasco
Observar as postagens e comentários nas redes sociais em tempo de eleições é, no mínimo, interessante, cada um tem suas próprias razões para manifestar seu voto e o fazem com intenso sentimento, defendendo suas bandeiras com fervor.
A possibilidade de militar pela candidatura de seu candidato, buscando expor seus pensamentos e até mesmo trocar ideias com os amigos pelas redes sociais é um comportamento novo, que tem estimulado muito as pessoas. A internet é um canal de informações extraordinário, que se prolifera de forma vertiginosa e muito veloz, embora a importância de checar fontes para evitar disseminar inverdades e até mesmo cair em ridículo.
As postagens, nesse período tão importante para o nosso país, funcionam ainda como um termômetro interessante para mensurar o nível de tolerância das pessoas em relação às diferentes ideias e posicionamentos. É impressionante a dificuldade em lidar com o diferente! O ser humano tem uma tendência muito forte de considerar apenas a sua visão de mundo, o que é lamentável, pois, dessa forma, restringe suas próprias concepções. Cada um se sente tão certo em seus conceitos, que se vê no direito de combater os que pensam de forma diferente.
É muito bom que as pessoas tenham suas convicções e se sintam à vontade em manifestá-las, afinal, felizmente, vivemos em uma democracia. Mas é imprescindível que haja respeito e consideração pelo outro. Educação, gentileza e cortesia cabem em qualquer lugar, inclusive nas redes sociais. Bom lembrar que essas postagens não são escritas em diários, desses que se usavam até há pouco tempo, e eram fechados à chave. Ao escrever algo que outras pessoas lerão, há que se ater, no mínimo, aos bons modos.
Vejo que muitos transformam as eleições em um jogo pessoal e disputam sem refletir que, nesse caso, quem ganha ou perde não é essa ou aquela pessoa e, sim, todos os brasileiros. Assim, vale refletir sobre suas escolhas, manifestá-las de forma educada em suas mensagens e até comentar, de forma respeitosa, em postagens alheias. Só não vale ser intransigente, grosseiro e prepotente.
Aliás, as postagens nas redes sociais poderiam ser usadas de forma a exercitar estratégias de bom convívio, facilitando os relacionamentos de forma geral.
Fica a dica
Suely Buriasco é educadora, com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, Mediadora de Conflitos e autora dos livros: Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois e Uma Fênix em Praga.