Eis que nos caminhamos para o final de mais um ano! Mais uma vez é hora de remexemos nossas gavetas mentais e nos prepararmos para uma faxina. Hora de eliminar pensamentos antigos, memórias que não servem para nada e deixar lugar para o novo, o surpreendente e o que vale a pena.
Grande convite, não é mesmo? Afinal é uma época que nos leva à reflexão e nada melhor que aproveitar para fazer um balanço de vida, rever nossos conceitos e propor mudanças significativas que nos inspirem o crescimento interior. Para tanto, iniciemos com a revisão de nossos alvos, separando o que realmente desejamos do que não passam de frivolidades. Muitas vezes nos influenciamos por sentimentos menos importantes e deixamos escapar o que realmente nos interessa, isso é, o que nos realiza e nos faz feliz. Nossos sonhos e objetivos são assim adiados até que façamos essa análise, portanto é chegado o momento de definirmos o que não está nos ajudando na vida e focarmos em pensamentos positivos na busca de realizações mais importantes. O que tirar de nossas gavetas mentais? Todos os sentimentos negativos como mágoas, tristezas e rancores que se acumularam pelos cantos dando uma impressão escura e nebulosa em nossas memórias. Cuidado com emoções aflitivas provocadas pela inveja, ciúmes, revolta ou qualquer outra imperfeição que ainda teimamos em deixar soltas pelo armário de nossas mentes. Hora de avaliar o que acrescenta de bom e o que só soma dor e sofrimento.
Deixemos ficarem as saudades, porque representam situações e pessoas de nosso afeto; as boas realizações que nos incentivam as forças e até aquelas lembranças de fracassos que correspondam à aprendizagem e experiência para o futuro. Que permaneçam os sentimentos bons adquiridos, as virtudes conquistadas, as alegrias e os momentos abençoados. Num ambiente mais claro e limpo todas essas lembranças e sentimentos se tornarão ainda mais valiosos. Abramos assim espaços importantes em nossas mentes para novas e mais promissoras expectativas.
Organizemos nossa casa mental e busquemos reformular idéias e estratégias para colocar em prática os anseios que nos levarão a alcançar objetivos maiores. Transformemos nossos sonhos em objetivos e nossas metas no caminho que precisamos percorrer para alcançá-los. Sejamos mais racionais ao traçar planos futuros, procuremos analisar se nossos sonhos são realmente exequíveis. Quem sonha algo que não se pode executar candidata-se à frustração! Mas é necessário que seja um plano desafiante, que tenhamos que nos doar, nos superar no sentido de buscá-lo. Sonhos que não exigem maiores esforços não são capazes de provocar o sentimento de vitória! A partir disso é traçar as metas com tempo definido no campo de ação, focar nelas, trabalhar com todo o empenho e ainda, saber aguardar o momento certo. O sucesso é garantido para os que tomam essas atitudes construtivas!
Nesse momento em que me tomo de profunda gratidão por vocês, leitores que me acompanharam por mais esse ano, o meu desejo é que aceitem esse convite de reflexão. Que tenham a mente e o coração voltados para os ensinamentos do Mestre da vida e que Ele se faça presente em todos os dias do futuro que cada um de vocês edificará para si próprios e para os que os acompanharem na busca da felicidade.
Feliz Natal e que 2011 seja um grande marco em suas realizações!
Suely Buriasco