fbpx

É importante, ser importante

Por Suely Buriasco

IMPORTANTESentir-se importante é uma necessidade inerente ao ser humano, uma questão antropológica que não pode ser ignorada.  No livro “Como conquistar as pessoas”, os autores Allan e Barbara Pease abordam logo no primeiro capítulo sobre o que chamam de “os três princípios da natureza humana”. Segundo eles a necessidade de sentir-se importante é mais forte do que as necessidades fisiológicas e até mesmo do que a necessidade de ser amado ou ter segurança.

Sentir-se valorizado é um dos pilares fundamentais da felicidade. Somos seres sociais e precisamos ser notados, reconhecidos pelo valor que temos, por nossos esforços em nos tornar pessoas melhores, de ser compreendidos em nossas dificuldades. Por isso a falta de reconhecimento provoca grande abalo emocional, desmotiva e pode levar à depressão. Pessoas inseguras e com baixa autoestima têm grande dificuldade de lidar com a falta de reconhecimento.

O problema é que a maioria das pessoas espera pelo reconhecimento alheio e, muito comumente, acaba se decepcionando. A ironia é que a valorização, de alguma forma acontece, mas, quase sempre, não parte da pessoa cujas expectativas estão concentradas. Isso causa sofrimento, muitos se entregam ao desânimo e, pior, acabam acreditando que não merecem mesmo ser valorizados.

É questão de amadurecimento entender que nem todas as pessoas estão preparadas para manifestar reconhecimento e, portanto, esperar por isso é totalmente infrutífero e, pior, é buscar decepção e sofrimento. Como nos lembra Emerson, pensador americano, num de seus ensaios: “nada te pode trazer paz senão o triunfo dos princípios”. Sentir-se importante tem a ver com a sensação de que fizemos o melhor e agimos conforme os nossos valores. Esse é o reconhecimento que precisamos e que tem o poder de nos fazer feliz.

Em contrapartida, esse entendimento pode facilitar muito os relacionamentos quando nos colocamos em condições de valorizar os que convivem conosco. Reconhecer a importância das pessoas em nossas vidas é, seguramente, interagir de forma saudável e feliz. Você não pode exigir que os outros valorizem você, mas pode perfeitamente valorizar os outros e dessa forma inspirar esse comportamento. Fazer com que as pessoas saibam que são importantes para você também é uma forma de se sentir bem consigo mesmo.

Sinta-se importante a partir de suas próprias ações, não seja dependente do reconhecimento de ninguém e aja de forma a fazer com que as pessoas a seu redor se sintam valorizadas. Assim agem as pessoas felizes!

2016-06-20T14:01:25+00:00
WhatsApp chat