fbpx

Fim do Casamento – A volta por cima

Por Suely Buriasco

volta por cimaO fim do casamento de Zilú e Zezé de Camargo voltou às manchetes com a divulgação do divórcio que teria acontecido há duas semanas. O relacionamento já tem se mostrado conturbado há muito tempo, não são poucas as especulações sobre as traições de Zezé e agora Zilú declara ter dado a volta por cima.

Esse seria apenas mais um caso, se não fosse entre celebridades, mas o fato e que essa situação é mais comum do que se imagina. Infelizmente não são poucas as mulheres que lutam para manter seus relacionamentos, enfrentando todo tipo de situação. Claro que também já não são poucas as mulheres que se descomprometem com a fidelidade no casamento, mas, de forma geral, ainda são elas que mais sofrem pela traição de seus maridos.

A traição provoca sentimentos de grande dor e confusão emocional, tanto é assim que muitos especialistas comparam essa dor com o luto. E, de certa forma, é mesmo isso, afinal é muito grande a decepção! Zilú toca ainda num ponto crucial quando fala que seu sofrimento foi maior quando soube que Zezé tinha uma amante fixa e foi então “que a casa caiu”, como ela mesma se expressou. Parece comum que mulheres façam distinção entre casos extraconjugais fortuitos e contínuos, talvez porque a ameaça pareça maior no último.

Mas o que realmente merece destaque nessas declarações diz respeito ao fato dela ter lutado pelo relacionamento que teve início na adolescência, enfrentado muitas dificuldades e apoiado o marido sempre na realização de seu sonho. Entretanto, parece realmente ter dado a “volta por cima” porque não se mostra rancorosa, diz que nunca pensou em vingança, que continua sócia dele e já anuncia um novo romance. Claro que estou me baseando no que foi divulgado, mas o fato é que esse é um exemplo para mulheres que passam por essa experiência.

Dar a volta por cima é assumir o poder de superar qualquer tipo de traição; é sobrepujar a dor e sair mais forte da situação. Dar a volta por cima é manter um relacionamento enquanto sentir que vale à pena lutar por ele ou aceitar a separação quando todas as tentativas se mostrarem vãs. Para tanto é preciso assumir espírito de luta, não se permitindo entregar-se facilmente. É encontrar a própria essência, enfrentado a situação sem se vitimar ou se humilhar, porque nunca será humilhante lutar pela própria felicidade.

Assim como a personagem Lara do romance Uma fênix em Praga, dar a volta por cima é transformar a dor em crescimento; é deixar-se queimar até ver esgotadas as últimas possibilidades para depois renascer em novas e radiantes plumagens.

2014-05-20T13:41:02+00:00
WhatsApp chat