Não é de hoje que recebo mensagens de pessoas envolvidas em traição nas redes sociais com pedidos para incluir o tema em minhas reflexões. Com a quarentena a mudança parece ser o aumento da busca também por sites de relacionamento. São homens e mulheres comprometidos que buscam essas ferramentas para desenvolver relacionamentos virtuais como forma de aliviar suas carências. Vale lembrar que, independentemente do contato físico, todo relacionamento desenvolvido por alguém comprometido configura traição.
Histórias de infidelidade sempre permearam os relacionamentos amorosos. As ferramentas da internet facilitam essa prática, pois, aumentam as oportunidades de contato entre as pessoas, bem como a demonstração de afinidades e, pelo menos no início, a identidade pode ser preservada. Quando o que se procura é a traição, as redes sociais podem proporcionar grande comodidade. Normalmente pessoas inseguras lançam mão desse meio para efetivamente fugir da realidade, então mentem e idealizam pessoas e situações.
Muita gente se preocupa com isso e acaba perdendo a paz na tentativa de buscar “pistas” dessa traição. Claro que não se pode prever se o parceiro ou parceira esteja usando a internet para esses fins, mas sempre é possível observar qual o nível de satisfação da relação. Se o casal apresenta alguns sinais de que a relação não vai bem, somados a mudanças nos hábitos e comportamentos do cônjuge, o risco dele estar envolvido ou acabar se envolvendo com outra pessoa é grande. Entretanto, é preciso evitar conclusões precipitadas, além de ciúme infundado que só complicam ainda mais a crise do casal. Melhor mesmo é dialogar e procurar entender as dificuldades de ambos.
O sofrimento das pessoas traídas é invariavelmente muito grande e uma pergunta se repete nesses relatos: “é possível perdoar?”. Mais do que possível, o perdão é sempre recomendável; perdoar é livrar-se da mágoa que causa grande prejuízo. Manter ou não a relação é outra coisa, afinal, mesmo perdoando pode-se optar pelo término.
Entretanto, quando os cônjuges querem se manter juntos, a traição pode ser superada através da mudança de postura dos dois e da própria relação. É perfeitamente possível superar qualquer obstáculo, inclusive a traição, quando o casal opta por construir uma vida feliz.